Ele iniciou sua vida profissional como industriário e, posteriormente, frequentou o curso de Veterinária na antiga Defesa Sanitária Animal, em São José, na Grande Florianópolis. Mas é pela carreira política que João Baron é mais lembrado em Guabiruba.

Filho de Luiz Baron e Thereza Baron, e nascido em 21 de setembro de 1940, no município de Brusque, João foi vice-prefeito de Ivo Fischer, prefeito que o antecedeu. Antes, também havia sido vereador, até ser eleito o quinto prefeito de Guabiruba.

Ele foi inserido no contexto político após diversos convites recebidos de quem já atuava na área – à época, trabalhava na Companhia Industrial Schlösser, em Brusque.

Continua após anúncio

Durante o governo de Baron, o Brasil passava por um momento de relativa abertura política da ditadura militar, que promoveu o pluripartidarismo, uma manobra para evitar que a Arena perdesse o poder por conta de um crescimento da força da oposição unificada, o MDB. Até então, eram os únicos dois partidos permitidos.

Assim, em 1979, a Arena foi substituída pelo Partido Democrático Social (PDS), o MDB pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e outros partidos foram criados, como o PDT, PT e PTB. No mesmo ano, foi revogado o Ato Institucional número 5 (AI-5), que permitiu uma maior liberalização do regime ditatorial.

Assim como Carlos Boos, segundo prefeito de Guabiruba, Baron governou o município por seis anos, dois a mais do que seus dois antecessores. Ele venceu a eleição em disputa contra Ladislau Schmitt e Ednaldo Elias de Souza.

João Baron comandou Guabiruba em um momento de abertura política em âmbito nacional | Foto: Arquivo grupo Curto Fotos Antigas de Guabiruba

A eleição de Baron significou uma aproximação das duas correntes políticas do município, Arena-1 e Arena-2, explica o pesquisador Roque Dirschnabel. Seu vice, Guido Kormann, era genro de Carlos Boos, e foi eleito prefeito na legislatura seguinte.

As principais ações do governo de João Baron foram a construção da sede da Prefeitura de Guabiruba, na rua Brusque, e do Hospital Municipal, na rua 10 de junho.

Até então, as atividades do Executivo estavam acontecendo na residência de Hilmar Kormann, antes de serem transferidas para o local onde a prefeitura está até hoje, na rua Brusque, no Centro da cidade.

Atual sede da prefeitura foi inaugurada em 1982 | Foto: Arquivo Prefeitura de Guabiruba

Estiveram presentes na inauguração o ex-governador Ivo Silveira, Alexandre Merico, Nelson Morro e outros grandes nomes públicos da época. O governador em exercício, Henrique Córdova, esteve presente na inauguração do hospital e do posto de saúde de Guabiruba.

Outras realizações de destaque do governo Baron foram a instalação dos bancos Besc e Bamerindus no município, a criação de uma lei de incentivo à economia, muito utilizada pelos futuros prefeitos, e a finalização da obra de pavimentação com paralelepípedos da ligação com Brusque.

Segundo o pesquisador Roque Dirschnabel, Baron foi bastante ativo na administração, abrindo, ampliando e revitalizando escolas, firmando convênio com o governo do estado para a aquisição de uma ambulância para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de ter construído três pontes em concreto armado, nos bairros Aymoré, Guabiruba Sul e São Pedro.

Após uma vida dedicada à coletividade, João Baron faleceu no dia 20 de janeiro de 2008.


Você está lendo: João Baron: época de abertura


Leia também:

– Introdução: Construtores da História
– Bastidores políticos: a criação do município
– A instalação do Executivo: prefeito eleito por notáveis
– Instalação do Legislativo: seis meses depois 
– Marcos na história: a construção das leis
– Henrique Dirschnabel, o primeiro prefeito
– Carlos Boos: fundamental na emancipação
– Vadislau Schmitt: mudança de ares
– Ivo Fischer: com a política no DNA
– Guido Kormann: mandato de reconstrução
– Valério Maffezzolli: prefeito na Democracia
– Orides Kormann: primeiro dos três mandatos
– Luiz Moser: foco em educação e saúde
– Orides Kormann: novos mandatos, novas demandas
– Matias Kohler: aposta no desenvolvimento sustentável