João José Leal assume cadeira na Academia Catarinense de Letras nesta quinta-feira
Escritor tijucano foi eleito para ocupar um assento entre os imortais catarinenses no mês de junho
Escritor tijucano foi eleito para ocupar um assento entre os imortais catarinenses no mês de junho
O escritor, promotor de justiça e professor universitário aposentado João José Leal assumirá sua cadeira na Academia Catarinense de Letras (ACL) em sessão solene de posse nesta quinta-feira, 4. Ele irá ocupar a cadeira 31, fundada por Henrique Boiteux e que tem como patrono Manoel José de Souza França. Anteriormente, a cadeira era do escritor neotrentino Walter Piazza.
Veja também:
Em 13 anos, população de Brusque contribuiu com mais de R$ 2,6 bilhões para o INSS
Dispersão de votos e quociente eleitoral: os desafios para os candidatos de Brusque
Prefeitos da região definem voto para presidente
Leal foi eleito como um dos novos imortais da ACL no mês de junho e teria o prazo de um ano para tomar posse da cadeira. Ele se candidatou pela primeira vez ao posto no ano passado, quando novas vagas foram abertas. Além dele, foram também eleitos o advogado e professor José Isaac Pilati, para a cadeira de número 14; o escritor Laerte Tavares, para a cadeira 16; e o escritor Godofredo de Oliveira Neto, para a cadeira 10.
A solenidade terá início às 19h, no auditório da Casa José Boiteux, em Florianópolis, onde funciona a sede da ACL. Para dar início à sessão, o discurso de recepção será proferido pelo titular da cadeira 39, o acadêmico Gilberto Callado de Oliveira. Estarão presentes autoridades convidadas, familiares e amigos do novo acadêmico.
“Esse é um ponto de chegada na minha carreira profissional e também na minha vida intelectual. Mas o processo da vida humana é dialético: é um ponto de chegada, porém, a caminhada deve continuar”, diz o escritor. Como imortal da ACL, ele afirma que irá continuar escrevendo suas crônicas semanais para o jornal O Município e as outras publicações com as quais colabora.
Veja também:
Os candidatos de Brusque no Facebook e o papel da internet nas eleições
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Confira os preços das comidas e bebidas da Oktoberfest Blumenau 2018
A cerimônia de posse será a primeira reunião da ACL na qual Leal estará presente. “A partir daí, serei oficialmente um acadêmico. A Academia faz reuniões mensais, nas quais se discutem questões sobre a língua, a preservação da boa linguística, as pautas da revista da ACL e também a promoção da cultura literária no estado.”
Para o escritor, a crônica é um gênero textual que demanda “timing”, uma linguagem objetiva salpicada com crítica e ironia e temáticas do cotidiano da vida social – tudo isso em um texto conciso, que possa caber no espaço da coluna de um jornal.
O cronista possui mais de mil crônicas escritas, das quais cerca de 90% estão publicadas, seja nas coletâneas publicadas em livro – “Páginas de uma cidade – Crônicas”, de 2012, e “Estórias de uma cidade – Crônicas Tijucanas”, de 2015, que recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura da Fundação Catarinense de Cultura – e nas páginas dos jornais com os quais colabora.