Landis Forest Group pode ser a quinta empresa estrangeira instalada em Brusque

empresa comercializa lojas em shopping centers, e sua atuação tem foco em mercados com população inferior a 500 mil habitantes

Landis Forest Group pode ser a quinta empresa estrangeira instalada em Brusque

empresa comercializa lojas em shopping centers, e sua atuação tem foco em mercados com população inferior a 500 mil habitantes

Santa Catarina recebeu mais de 5 bilhões de dólares em investimentos de empresas internacionais nos últimos cinco anos. Estas mesmas companhias não só movimentaram a economia catarinense com uma injeção de capital, mas também geraram mais de 20 mil empregos. Em Brusque, quatro multinacionais estão instaladas e uma quinta está estudando a possibilidade de vir para a cidade para instalar um shopping center.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Brusque, as quatro companhias internacionais atualmente operando na cidade são oriundas dos Estados Unidos, Espanha e Portugal. As americanas são a Remy Internacional e a Walmart (Hipermercado Big), a espanhola Veico Fluidra e a portuguesa Somelos. A quinta multinacional que pode se instalar em Brusque é a americana Landis Forest City, que planeja construir um shopping center de R$ 120 milhões.

A Landis Forest City atua na administração de shopping centers e envolve as mais diversas áreas desse meio. A empresa comercializa lojas em shopping centers, e sua atuação tem foco em mercados com população inferior a 500 mil habitantes.

Sem incentivos

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Ramos, afirma que a prefeitura não faz distinção entre empresas nacionais e internacionais. Os benefícios econômicos e fiscais que são empregados para buscar investidores são os mesmos dos oferecidos aos outros empreendimentos.

Pela lei municipal, a prefeitura está autorizada a conceder isenções em impostos, taxas de licença e doar terrenos. Esta política tem sido executada nos últimos anos, com empresas do próprio município e de fora sendo beneficiadas. “Não temos nenhuma linha de crédito ou incentivo, apenas o que já oferecemos para todas empresas”, diz Ramos.

Apesar de a americana The GSI Group ter deixado Brusque em 2011, Ramos não acredita que a falta de estímulos tenha ligação com o baixo número de multinacionais no município. Ele afirma que a companhia fechou a filial por aqui por problemas internos que não tiveram relação com o cenário econômico local.

Mão de obra escassa

Os ramos de atuação variam, contudo, os efeitos sob elas são os mesmos: falta mão de obra. Por meio de assessoria de imprensa a Walmart afirma que considera os trabalhadores de Brusque qualificados, mas o pleno emprego que predomina no município dificulta a contratação. Atualmente, a loja do Big está com 17 vagas abertas. Segundo informa a empresa, mesmo com os benefícios extras – fora o pagamento – e a possibilidade de crescimento, a dificuldade para conseguir fechar o quadro de funcionários é grande. A multinacional americana se instalou em 2011 na cidade e investiu R$ 38,4 milhões no município.

A Fluidra veio para Brusque por meio da compra da Veico, em julho de 2013. A empresa é baseada na Catalunha, Espanha. Quando da inauguração da companhia, a cerimônia contou com figuras importantes, como o presidente da Catalunha, Artur Mas, e com outras autoridades catalãs.

A companhia é líder mundial na fabricação de piscinas e está presente em 42 países – onde mantém 3,6 mil colaboradores. De acordo com o diretor de operações da Fluidra em Brusque, Caludi Sala, a empresa também sofre para encontrar mão de obra. No verão de 2013, alta temporada da empresa, houve problemas para fechar o quadro funcional, diz ele. “Por Brusque estar numa região industrial com várias empresas, temos tido alguma dificuldade na contratação de mão de obra qualificada, a exemplo do que acontece com grande parte das empresas da região, ou seja, é difícil encontrar pessoas com perfil compatível com as vagas”, explica. Apesar disso, ele afirma que a Fluidra cresce e, inclusive, o Brasil será base do Grupo Fluidra para América Latina.

Multinacionais em Brusque
Somelos Tecidos Brasil (Portugal)
Ramo: Têxtil
Nº empregos: 154

Veico e Fluidra do Brasil (Espanha)

Ramo: Produtora e Importadora de produtos para piscina
Nº empregos: 84

Remy Internacional Inc. (Estados Unidos)

Ramo: Metal Mecânico
Nº empregos: 160

Hipermercados Big (Rede Walmart) – (Estados Unidos)

Ramo: Supermercados
Nº empregos: 180

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo