Lavações de carro buscam diferenciais para frear queda no movimento

Estabelecimentos oferecem promoções e brindes para fidelizar clientes em meio à crise e o período chuvoso

Lavações de carro buscam diferenciais para frear queda no movimento

Estabelecimentos oferecem promoções e brindes para fidelizar clientes em meio à crise e o período chuvoso

Oferecer promoções, descontos e brindes são as opções encontradas por lavações de carros em Brusque, para tentar driblar a crise econômica. Em parte dos estabelecimentos, o movimento nos últimos quatro meses foi reduzido quase pela metade. Além do fator financeiro, alguns proprietários afirmam que o tempo chuvoso contribuiu para a redução na procura pelos serviços.

Maicon Silva dos Santos, 29 anos, da Lavação Águas Claras, diz que está no mercado há nove anos e nos últimos dois anos percebeu uma queda de clientes. Para ele, os serviços maiores são os mais afetados, como polimentos e higienização interna. “Temos clientes fidelizados, mas diminuiu a frequência com que procuram os serviços”, comenta.

Para atrair e manter os clientes, Santos diz que a empresa oferece trabalhos diferenciados. Além de utilizarem produtos biodegradáveis, que não agridem a tintura do carro. “Nosso maior problema está na concorrência com aqueles que não tem registro de empresa e, então, oferecem serviço pela metade do que cobramos”, lamenta. Mesmo com esse tipo de concorrência, Santos preferiu manter o valor cobrado: R$ 30 para carros menores e R$ 35 para caminhonetes.

Adriano Miranda, 19, da lavação Geral Auto Car, encontrou nas promoções e sorteios uma maneira de atrair os clientes. Mesmo assim, ele revela que antes, há uns dois meses, lavava uma média de 15 carros por dia, hoje essa quantidade baixou para oito. O valor cobrado por lavação é de R$ 25. “Os dias de maior movimento são nas sextas-feiras e sábados, e demoramos cerca de 1h a 1h30, mas buscamos fazer uma limpeza bem caprichada, para ganhar a confiança dos clientes”, diz.

Para Douglas Kuczkowski, 34, da lavação Original, que está no mercado há nove anos, uma maneira de ganhar mais clientes, em meio à crise, foi buscar parcerias com empresas. “Assim mantemos um movimento durante toda a semana, sem ter dia de mais ou menos movimento”.

Além disso, ele conta que a empresa costuma fazer promoções aos clientes fixos e dão algum brinde durante a lavação para os novos clientes, com a intenção de fidelizar. O custo para a lavação é de R$ 40. “Utilizamos produtos mais caros e fizemos um trabalho diferenciado, até mesmo porque trabalhamos com a estética de veículos”.

Qualidade mantém clientes

O cliente Marcelo Silva de Lima, 30, coloca seu carro para lavar há cinco anos na Original. Para ele, o que o fez cortar o gasto, em meio à crise, é a qualidade que encontrou no serviço. “Para mim, a crise afeta somente aqueles que não fazem um planejamento. Eu não precisei diminuir nenhum custo ou deixar de fazer nada”.

Para ele, a amizade com os funcionários também conta no momento de procurar o serviço. “Tenho confiança em deixar meu carro com eles”, afirma.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio