Toda viagem rende lembranças inesquecíveis, não é mesmo? Mas para ajudar a manter vivas essas recordações, não podem faltar boas fotos das experiências vivenciadas durante cada passeio. E se engana quem acha que, para isso, é preciso ter câmeras e equipamentos profissionais. Com o avanço da tecnologia, hoje os smartphones possuem ótimos recursos para ajudar você a arrasar nos seus registros.  Aqui vão seis dicas que vão te ajudar a bater fotos como um profissional.

Confira o vídeo da matéria

A primeira dica antes de sair batendo fotos aleatórias, é contemplar o que tem ao seu redor. Seja uma paisagem a céu aberto, um monumento numa praça, a fachada de uma igreja, um cenário interessante dentro do hotel mesmo.

Enfim, observe antes, mude o ângulo, veja se há algum elemento que deixaria a foto mais interessante, algo simples pode se transformar em belíssimos fundos e composições da foto.

Quando for eternizar os momentos durante a viagem, use a luz natural a seu favor. Aproveite os dias de sol e céu azul para deixar as fotos ainda mais bonitas. Além disso aproveite sempre as famosas “Golden hours” que é no amanhecer e no pôr do sol, a hora em que a luz do sol deixa tudo como um filtro natural e as fotos ficam belíssimas.

Lembrando sempre de nunca fotografar contra o sol ou contra a luz artificial, para não deixar a imagem escura.

Outra dica bacana para garantir lindos registros, é ficar atento ao enquadramento, linhas, simetria e posicionamento antes de dar o click. Pense antes de apertar o botão, se quer deixar a linha do horizonte reta, ou se deseja capturar a imagem na diagonal, se quer ficar no centro da imagem ou não.

Vale observar que é sempre melhor bater o retrato na horizontal, a não ser que queira usar para postar nos stories do Instagram, aí fica melhor na vertical, e a dica de foto para o feed é bater ela o formato horizontal, mas pensando que ela ficará quadrada no post, então sempre bata a foto com mais espaço dos lados, para não cortar nenhum elemento da foto quando for postar.

Aliás, existe uma técnica que se chama ‘Regra dos Terços’, onde a pessoa ou objeto principal a ser fotografado deve ocupar o espaço de um terço em um dos cantos da foto, e deixar a imagem de fundo ocupar o restante do espaço.

Ele pode fazer a diferença na foto. Faça um teste, bata na tela do seu celular e você vai perceber que aonde você bateu será o foco, assim trazendo mais nitidez para esse lugar e também pode mudar a luminosidade dos objetos enquadrados. Então antes de bater a foto, teste diferentes pontos de luz e foco na tela.

É sempre bacana buscar referências e inspirações para fazer boas fotos, a ideia aqui não é copiar e sim se inspirar em fotos de outros viajantes por exemplo. Eu adoro procurar por fotos no instagram e no pinterest antes de embarcar para a próxima viagem, por exemplo: Se eu vou para o caribe eu procuro por fotos na praia: praia + mulher + biquíni + caribe, e vão aparecer várias, eu salvo e uso como inspiração.As fotos mais legais são quando são espontâneas e conseguem capturar o momento, a emoção. Então, saia do óbvio e capriche nos ângulos e posições. Vale tudo nessas horas: se abaixe, sente, fique na ponta dos pés, pule e deite no chão, se precisar.

Se por um lado, o zoom pode ajudar a captar detalhes em meio a paisagens, ele tende a desfocar fazer a foto perder qualidade. Bata a foto normalmente e depois faça a edição da mesma em um aplicativo no celular ficará muito melhor.

Mas se mesmo caprichando nos retratos, ficar alguma coisa que precisa ser ajustada, aproveite os aplicativos para edição de fotos, são inúmeras opções gratuitas, como o Lightroom, o Camera Plus, e o meu favorito o Snapseed, que podem ajudar a regular cores e iluminação, endireitar um enquadramento torto, ou cortar algum intruso que apareceu sem ser chamado. Eles têm o poder de transformar uma foto apagada sem vida em verdadeiras fotos profissionais. 

Só cuidado com as edições de photoshop que muitas vezes acabam piorando a foto com os erros amadores feitos para dar aquela emagrecidinha, ou para alisar e tirar manchas no rosto que acabam ficando sem nenhuma expressão, use sempre com moderação.

Essas são algumas sugestões para fotografar e garantir um maravilhoso álbum de fotos de cada passeio realizado.

Posso dizer, por experiência própria, que com a prática, vamos aperfeiçoando os truques e aprendendo a fazer registros cada vez melhores, dos momentos vivenciados durante as viagens.