Quintal de Casa de cheio de passeios incríveis e hoje vou te contar sobre mais uma experiência que você pode ter aqui pertinho. Você sabia que é possível viajar de trem no Brasil? Que tal embarcar em uma histórica viagem de trem pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba? Foi em 1884 que a 1ª viagem por esses trilhos foi feita, e quem estava presente era a Princesa Isabel. Conta com mais de 41 pontes, centenas de pontilhões, 13 túneis e viaduto. Vale destacar a Ponte São João e o Viaduto do Carvalho. E para emoldurar a paisagem as belezas da flora e fauna da Serra do Mar Paraense.
Quem oferece essa experiência é a Serra Verde Express, pode ser feito o passeio de Curitiba-Morretes ou Morretes-Curitiba. Tem duração de aproximadamente quatro horas e pode ser realizado em diferentes tipos de vagões. Os valores variam conforme o tipo de vagão. Há inclusive, Vagão Pet Friendly que possibilita que seu pet participe do passeio, a Bella foi junto e amou. O passeio foi supertranquilo, durante o trajeto o guia vai explicando sobre diversas curiosidades do trem, da serra entre outros.
Não faça o bate e volta de trem, já que a paisagem é a mesma e você ficaria umas 8 horas sentada dentro do mesmo, e sairia mais caro. Há alguns pacotes que tem incluso o transporte de ida ou volta. A gente optou por contratar um motorista e ficar mais para conhecer a cidade de Morretes (peguei indicação com amigos).
Informações de 2020
Horários:
Curitiba a Morretes: 8:30 – Saindo da Rodoferroviária de Curitiba
Morretes a Curitiba: 15:00 – Saindo da Estação de Morretes
Tipos de vagão:
Turístico:
Serviço de bordo, bolachinhas. 1 água ou 1 refrigerante por pessoa
Valor: Adulto 130,00 Idoso 90,00 Criança ou estudante 82,00 Criança de colo 15,00
Camarote, Imperial e Barão do Serro Azul | Bove – Petfriendly
Serviço de bordo: croissant com frios, pãozinho e doce. Bebidas inclusas; água, refrigerante e cerveja.
Valor: Adulto 235,00 Idoso 190,00 Criança ou estudante 145,00 Criança de colo 15,00, Pet 35,00
No pet friendly, Água à vontade e kit biscoito para os pets. É necessário apresentar carteira de vacinação em dia, autorização do veterinário
Luxo
Decoração diferenciada
Serviço de bordo: croissant com frios, pãozinho e doce.
Bebidas inclusas: espumante de boas-vindas, café, chá, suco, água, refrigerante e cerveja
Valor: Adulto 265,00 a 360,00 Idoso 215,00 a 262,50 Criança ou estudante 155,00 a 260,00 Criança de colo 15,00
*Preços variam na baixa e na alta temporada
Vagão Pet Serra Verde Express
Tel.: (41) 3888 3488
[email protected]
www.serraverdexpress.com.br
Fica a 70 km de Curitiba e é possível chegar pela BR 277, pela Estrada da Graciosa ou Passeio de Trem vindo de Curitiba. Com várias construções históricas bem preservadas, que abrigam espaços culturais e museus, é um lugar ideal para quem quer fugir dos grandes centros urbanos, para descansar e curtir a natureza. Entre as belezas naturais é possível se deliciar com o verde das montanhas, cachoeiras e a ponte velha sobre o Rio Nhundiaquara, que corta a cidade com suas águas calmas e se desdobra em 37 km desde a nascente até a foz da Baía de Antonina.
À beira do Rio Nhundiaquara, o Centro Histórico concentra restaurantes, lojinhas de artesanato, outros comércios e dois pontos turísticos que não podem deixar de ser visitados: a Igreja Nossa Senhora do Porto (que fica no alto de uma escadaria e começou a ser construída em 1812 onde havia uma antiga capelinha) e o Casario (datado do século XVIII e que com seu colorido é uma das principais atrações de Morretes).
Uma das grandes atrações gastronômicas da cidade é o Barreado: prato típico oficial do Paraná. Foi criado em Açores e levado para a região pelos portugueses há mais de 300 anos.
Preparado com carne bovina, toucinho e temperos típicos da cozinha de Morretes, Antonina e Paranaguá, pode ser degustado no Restaurante Madalozo, onde inclusive, os garçons fazem uma apresentação contando a história do prato e uma demonstração de como prepará-lo. Vale a pena provar!
Morretes também é a terra da cachaça artesanal, o qual é considerado um dos principais produtos da cidade. Não tem como visitar a cidade e não experimentar a bebida, que já foi eleita a melhor cachaça do país em 2016 (A cachaça Porto Morretes Premium, envelhecida em barril de carvalho por três anos, foi destaque na Cúpula da Cachaça – um dos concursos mais importantes do país).
Para conhecer o processo de fabricação, é possível fazer uma visitação na Cachaçaria Porto Morretes, que fica cerca de 15 minutos distante do Centro. Tem que ligar antes para reservar a visita.
Outra particularidade da cidade, são as balinhas de banana que podem ser encontradas em vários comércios e na feirinha do coreto montada perto da ponte metálica, nos finais de semana. Criadas em 1979, elas já se tornaram símbolo do estado do Paraná, e assim como o Barreado e a Cachaça, elas também merecem ser degustadas. Ah, e vale a pena comprar pelo menos um quilo da banana, para não se arrepender depois, e claro distribuir aos amigos.
Ao longo do passeio pela cidade, também vale provar um dos sabores especiais da Sorveteria Sabor da Fruta, que além da tradição familiar é um local bastante conhecido em Morretes. Localizada na principal rua da cidade, em uma portinha quase imperceptível, serve sorvetes feitos artesanalmente, sem o uso de espessantes, que resulta em uma polpa gelada e cremosa da fruta. Além dos sabores tradicionais, é possível degustar sorvete de gengibre, caju, uva passa, caldo de cana com abacaxi, mate com limão, milho verde, banana passa e abóbora com coco queimado.