Londres, a residência da Rainha Elizabeth e de toda família real, é a maior cidade da Europa. Também, é considerada uma das cidades mais caras do velho mundo, porém ela ajuda compensando com várias atrações gratuitas, com seus parques, arquitetura de seus emblemáticos prédios, rua icônicas, praças, e tantas outras. O que não falta nessa incrível cidade são atrações turísticas de todos os estilos. Foi minha primeira visita e para o roteiro ficar leve, tanto no passeio quanto no bolso, optei por mesclar passeios diversos e com opções gratuitas (há muitas outras além dessas, listei algumas). Confira as 10 atrações gratuitas em Londres:

1- Bairro de Notting Hill + Portobello Market feira de Antiguidades

O bairro ficou famoso depois do filme Um lugar chamado Notting Hill, estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant, de 1999. Confesso que já vi inúmeras vezes esse filme e se estiver passando na tv assisto novamente. E, sim, eu entrei na igreja com a trilha sonora do filme. Ou seja, óbvio que eu fui no bairro e como uma ótima turista bati foto em todos os cantos possíveis!

– Livraria do filme, um dos cenários mais importantes e marcantes: The Travel Bookshop, o endereço original de onde serviu de cenário para as gravações do filme é a Portobello Road, 142;

– Porta azul da casa de William Thacker, na Westbourne Park Road, 280.

Na Portobello Market, nos primeiros quarteirões da Portobello Road, você verá filas de casas geminadas coloridas, a cara do bairro. No cruzamento com a Chepstow Villas começa a feira de antiguidades, que é aberto todos os sábados das 8h às 16h. Tem de tudo: brechó, móveis, joias, placas, xícaras de chá, gravuras, máquinas de escrever e muitos mais. Eu amo me perder entre as barracas. Há também com frutas, pães e doces para quando a fome bater.

 

Portobello Road

2 – Chinatown

Chinatown

Ao ver as placas com letras típicas do alfabeto chinês, estátuas de dragões, lanternas vermelhas decorando as ruas você já sabe que chegou ao bairro asiático no meio da agitada Londres. Desde 1950, os chineses, a maioria vindo de Hong Kong, mantém viva as tradições com mercadinhos de produtos típicos, consultórios de medicina chinesa e, claro, a tradicional culinária, um dos principais motivos das visitas de turistas. Há cerca de 80 restaurantes incluindo cozinha coreana, taiwanesa e malaia. Almocei em um dos restaurantes, estava muito bom.

Chinatown

3 – Ruas Famosas

– Baker Street, Sherlock Holmes.

– Oxford Street: A rua mais famosa de compras, cerca de 300 lojas entre grifes e lojas de departamentos. 

– Piccadilly Circus: É a Times Square de Londres, com direito a telões, luzes de néon, lojas, restaurantes e os teatros que ocupam as ruas adjacentes.

– Abbey Road: Parada obrigatória para reproduzir a capa do álbum dos Beatles atravessando a faixa de pedestres.

Ruas famosas – Baker Street e Oxford Street

4 – Troca de Guarda

A tão famosa troca de guarda, que protege o Palácio de Buckingham, é feita às 11h. De agosto ao início de junho, ela acontece às segundas, quartas, sextas e domingos. A partir de meados de junho e durante todo o mês de julho a troca da guarda acontece diariamente. Há diversos pontos para serem vistos,  chegue cedo (mínimo 30 minutos antes) para escolher um bom lugar.

Portão principal do Palácio de Buckingham – Foto Robson Denian Mateus

5 – Harry Potter

Há dois lugares para os fãs do bruxo irem se encantar e se sentirem no filme. O Leadenhall Market, usado para gravar o Beco Diagonal em Harry Potter e a Pedra Filosofal, é um mercado coberto com uma linda arquitetura. E o outro lugar fica na Estação St. Pancras, com uma construção maravilhosa. Ali tem a Ferroviária King’s Cross, é a estação de onde parte o Expresso de Hogwarts, a mundialmente famosa Plataforma 9 ¾,. Sim, ela existe, e você pode bater uma foto “entrando na parede”, imperdível! Há ainda uma praça, Leicester Square, que tem algumas esculturas feitas em bronze que homenageiam a alguns personagens de filmes famosos. Lá há uma do Harry Potter numa cena em jogo de quadribol.

Escultura de bronze no parque Leicester Square/Estação St. Pancras

6 – Covent Garden

O nome se dá pois ali realmente foi parte dos “jardins do convento” da Westminster Abbey. Depois passou a ser um mercado de fruta e flores e, hoje, é um local que abriga lojas, teatros, pubs, restaurantes e mercados. Com acesso somente para pedestres, a Piazza é o ponto de encontro. O local atrai públicos diversos que costumam lotar o espaço para que, além de frequentar o comércio, vão para apreciar os shows e performances de rua que fazem parte da cultura do espaço. A ideia era almoçar por ali, porém estava cheio de torcedores do Crystal para a semifinal, assim acabamos dando somente uma volta e almoçamos ali perto. 

Convent Garden

7 – Escada Spice Girls,  no St Pancras Renaissance Hotel

Para as meninas adolescentes dos anos 90 esse local é parada obrigatória para um registro de uma das escadas mais icônicas do mundo pop: a do clipe Wannabe, das Spice Girls! Fica no luxuoso St Pancras Renaissance Hotel London. É maravilhosa e imponente, feita em mármore com janelas de mais de 15 metros a emoldurando. If you wanna be my lover, you gotta get with my friends, Make it last forever, friendship never ends.”


8 – British Library

Conta com mais de 14 milhões de exemplares, além de ter tesouros como manuscritos históricos de até 2 mil anos antes de Cristo, a British Library conta com originais de Sigmund Freud, peças de Shakespeare, partituras de Mozart e Beethoven, sucessos dos Beatles escritas à mão por Lennon e McCartney, manuscritos de Leonardo da Vinci, Charles Darwin, entre tanto outros. 


9 – Parques reais

Há diversos parques e, pela primavera, o passeio por eles se torna ainda mais especial. Se tiver tempo no seu roteiro o legal é parar para contemplar e fazer, quem sabe, um piquenique. Alguns dos mais famosos e que estão na região central são o Hyde Park, Kensington Gardens, St James’s Park, Green Park e Regent’s Park / Primrose Hill.

Parque Real

10 – Caminhe da Tower Bridge até o Big Ben

Eu gosto muito de caminhar durante as viagens, pois a gente sempre acaba descobrindo lugares diferentes pelo caminho. Essa caminhada não é muito curta, vai quase uma hora. Porém você pode ir parando, admirando, sentar em algum ponto e descansar. Além de fazer uma pausa para um café, enfim, você dita o ritmo. A Tower Bridge é a ponte mais famosa, um cartão postal. Pelo caminho você vai passar pelo teatro de Shakespeare, a Catedral de St. Paul (tem que atravessar a ponte Millennium), o Tate Modern (museu), a roda gigante London Eye e, ao atravessar a ponte Westminster, chegará ao Big Ben. Logo atrás tem o Parlamento Inglês, ali você encontrará também as cabines telefônicas vermelhas tão famosas para aquelas fotos clássicas.

 

“Tenho andado por Londres pelos últimos trinta anos e eu encontro coisas novas todos os dias”. – Walter Besant.

.