Que tal uma aventura pelo Quintal de Casa? Canoagem Oceânica! É uma atividade ao ar livre que pode ser realizada na companhia de familiares e amigos, ou também em formato de expedição, que foi o que fiz num domingo de dezembro de 2020, junto com a equipe da Casa de Aventura.
O litoral de Santa Catarina, especialmente o trecho compreendido entre Porto Belo e o sul da Ilha de Florianópolis, é uma ótima região para a prática de canoagem oceânica. Isso porque os recortes geográficos naturais na costa de Porto Belo, Bombinhas, Governador Celso Ramos até o sul de Floripa, proporcionam muita proteção dos ventos e garantem um lugar bastante seguro para a prática da atividade.
Saímos da Praia da Conceição, no canto de Mariscal, e remamos até a Ilha do Macuco, até pegar o ritmo demorou um pouco, a minha sorte foi que eu estava em um caique duplo com o Vitor, assim tinha mais força no “motor” e ele comandava o leme, que facilita muito na hora das manobras. Quando conseguimos entrar no ritmo e com algumas dicas que íamos recebendo durante o trajeto fomos conseguindo curtir mais o passeio.
Ao chegar na Ilha do Macuco aproveitamos para descansar um pouco, fazer um lanche e claro explorar a ilha. Pena que o mar não estava muito cristalino, pois dizem que o mergulho por ali é muito bonito. Descansados até a Praia da Conceição. Levamos cerca de uma hora para ir e a volta foi um pouco mais rápida pois a corrente marítima estava a nosso favor.
A canoagem pode ser praticada com canoas ou caiaques. A principal diferença entre eles, é que a canoa tem o convés aberto e usa-se apenas uma pá no remo. Já o caiaque é fechado e seu remo possui lâmina dupla.
Saindo da Ilha do Macuco | Foto Casa de AventuraA Casa de Aventura, localizada em Brusque, organiza e dá todo o suporte necessário para a realização de passeios e expedições. Lá também é possível encontrar os equipamentos necessários para a prática da canoagem (entre muitas outras atividades e aventuras), com a opção de comprar ou alugar os materiais necessários. No pacote que contratei estavam inclusos o caiaque, colete salva vidas, bota aquática, saia (para fechar o caiaque) seguro (muito importante) lanche e até fotos (sinalizei nas legendas as fotos que eles bateram, olha como ficaram legais)
Mesmo não tendo experiência em canoagem, me senti muito segura com as orientações do guia Álvaro Walendowsky. Aliás, ele é especialista em remar por águas mundo afora e atende os mais diversos tipos de públicos que vêm a Santa Catarina em busca da prática de canoagem nas águas límpidas e calmas do nosso litoral. Para quem quer ir além, a Casa de Aventura oferece cursos de canoagem, do nível básico ao avançado, com certificação internacional ACA – American Canoe Association por todo o litoral.