Já está na hora de planejar as férias de inverno, e planejar com antecedência para conseguir melhores voos, hospedagem e preços. A dica de destino hoje é para curtir a época mais fria do ano: San Carlos de Bariloche, ou Bariloche, simplesmente.
Localizada na Patagônia Argentina, bem próxima do Chile, cercada por montanhas e lagos andinos completando as lindas paisagens, conta ainda com todo o charme da colonização alemã e austríaca.
É um ótimo lugar para esquiar, ou para quem apenas quer se divertir com a neve, entre outros passeios.
Confira o vídeo da viagem
Para começar a conhecer a cidade, recomendo fazer o passeio do Circuito Chico, o passeio vai margeando o Lago Nahuel Huapi, e para em alguns pontos, como o Cerro Campanário. A subida é feita de teleférico, lá em cima você vai encontrar o mirante, que foi eleito pela National Geographic como um dos 17 mirantes com as vistas mais bonitas do mundo. De volta ao caminho do circuito, visite o histórico hotel Llao Llao, maravilhoso. Há opção de tomar um delicioso chá da tarde ali. É preciso fazer reserva, fui no chá e recomendo. Pertinho do hotel há uma capela charmosa, de arquitetura inglesa, toda construída em madeira, do ano de 1940, a Capela São Eduardo.
Bem ali na frente há uma loja de diversos produtos feitos a partir da Rosa Mosqueta, que contém vitaminas A, C, E, B1 e B2, com propriedades regenerativas e cicatrizantes. Eu provei o chá, comprei para levar para casa e mais alguns cremes, feitos dessa planta, adorei. Aqui acaba o circuito, mais há ainda muito mais a conhecer.
No centro cívico, o passeio começa na praça central da cidade, na frente da Prefeitura, destaque para a torre do relógio que quando marca 12h e 18h aparecem quatro figuras representativas da região: o índio, o missionário, o conquistador e o agricultor. Ali você vai encontrar um dos símbolos da cidade, os São Bernados, são os cachorros que ficaram conhecidos depois do filme Beethoven. É muita fofura! Para esmagar muito eles e bater uma foto é cobrado um valor, com certeza eu afofei muito.
Você ainda pode conhecer a Catedral de San Carlos de Bariloche, Nossa Senhora do Nahuel Huapi, e aproveite para ver a dança com o vento que a grande bandeira da Argentina faz com a linda paisagem do lago ao fundo.
Seguindo pela principal rua da cidade, a Calle Mitre, cheia de lojas de souvenir, roupas para alugar ou comprar para neve, lojas de cambio, restaurantes, e as deliciosas e tentadoras chocolaterias! Minha favorita: Mamuschka! Até hoje estou tentando eliminar os quilos de chocolate que comi nessa viagem!
E a neve? Vamos lá! O mais conhecido e imperdível é o Cerro Catedral, a estação oferece 40 pistas, com vários níveis de dificuldade, há também aulas para os iniciantes. Na base da montanha há uma ótima infraestrutura, com lojas de aluguel de roupas e skis, e também conta com restaurantes.
Dica: se você não quer esquiar, compre os tickets para ir até o Refúgio Lynch, você subirá até o topo da montanha, vista incrível. Aproveite e prove ali o goulash, prato húngaro com páprica.
Quer ainda mais diversão na neve? Passe um dia no Piedras Blancas, foi um dos dias mais divertidos da viagem. É um centro especializado de skibunda, imagina só, pura diversão!
Para dar uma descansada depois de tanto rir e se divertir no skibunda, vá ao Cerro Otto, que tem uma cafeteria giratória no topo, e depois do café pode descer de trenó na neve.
Um passeio incrível que recomendo é o La Cueva. Saímos no final do dia em quadrículos para subir a montanha. No meio do caminho trocamos nosso meio de transporte por snowmobil – pois há muita neve na pista. Depois do passeio, um delicioso jantar, em uma cabana rústica, super aconchegante, com lareira para esquentar, lá em cima da montanha. Na volta, já escuro da noite, fica ainda mais aventureira a descida.
Dizem que a cidade é também um maravilhoso destino para visitar no verão, com passeios aquáticos pelos lagos, entre outros.
Dicas de restaurantes
Alto el Fuego: Carnes de cortes típicos argentinos, um pouco afastado do centro e dos turistas, muito bom.
El Patacón: O restaurante é um dos mais famosos de Bariloche – e com razão. Conhecido pelos pratos bem preparados, típicos do país e região. O lugar é muito bonito, e a comida bem servida.
Cassis: Restaurante mais chique e afastado do centro, para uma noite romântica e pratos super caprichados!
Ideal para um jantar romântico. Reserve.
La Marmite: Serve um delicioso fondue, o prato típico suíço que combina super bem com o inverno.
Ice Bar: Ótimo para um happy hour. A temperatura varia entre cinco e oito graus abaixo de zero e os visitantes recebem capas térmicas.
Chocolaterias
Rapa Nui: Melhor sorvete de doce de leite de ovelha.
Abuela Goye: Chocolate em ramas.
Importante: Faça seguro viagem de esportes se você for esquiar, pois o seguro normal não cobre caso se esportes radicais.
“As pessoas não fazem viagens. São as viagens que fazem as pessoas”
John Steinbeck