Porto de Galinhas é uma das praias mais famosas do Nordeste e muito de sua fama se deve ao imenso conjunto de recifes que fica próximo da orla. Localizada a cerca de 50 km da capital Recife, a antiga vila de pescadores possui clima agradável e quente durante a maior parte do ano.

O local era chamado de Porto Rico, devido a sua abundância em Pau Brasil. No auge da escravidão no país, era o principal ponto de comércio de escravos, que muitas vezes chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas D’Angola. A chegada de escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase ‘Tem galinha nova no porto’ e por isso, o local passou a ser conhecido como Porto de Galinhas.

Piscinas Naturais

O passeio de jangada pelas piscinas naturais é uma das principais atrações de Porto de Galinhas. A paisagem paradisíaca com águas azuis e calmas, permite observar os peixes e torna a experiência inesquecível. Para conseguir ver os peixes e os corais expostos e caminhar pelos arrecifes é importante que a maré esteja baixa. Então, anota a dica para ficar de olho na Tábua das Mares e escolher o melhor dia e horário para garantir um passeio ainda mais perfeito.

A Tábua das Marés é uma tabela disponível no site da Marinha, que mostra os dados referentes a movimentação que a maré sobre ao longo do dia. Dica para ser mais fácil que aprendi na viagem, vá na Lua Nova ou Lua Cheia, nessas luas as marés são ótimas para passeios e fotos com os peixinhos.

Passeio de Buggy

Uma boa pedida para conhecer as praias de Porto de Galinhas é fazer o Passeio de Buggy que percorre toda a orla de ponta a ponta. 

O tour clássico pode ser feito pela areia ou por estradas asfaltadas e passa pelas praias de Muro Alto (águas mornas, rasas e cristalinas), Maracaípe (point do surf e do kitesurf), Pontal de Maracaípe (onde acontece o encontro das águas do Rio Maracaípe com o mar), Cupe (mar calmo e tranquilo) e Camboa (tranquila e pouco visitada).

Você escolhe o passeio: 2, 4 ou 6 horas. Optamos pelo de 6 horas, pois assim fizemos tudo com calma, pudemos tomar banho de mar, almoçar com calma, relaxar nas redes, enfim curtir o dia.

Praia dos Carneiros

Quem visita Porto de Galinhas, tem a opção de dar uma esticada até a Praia dos Carneiros que fica a cerca de 50 km, no município de Tamandaré. O lugar possui uma paisagem encantadora e a praia se forma a partir do encontro das águas do Rio Formoso com o mar. O local tem como cartão postal a Igreja de São Benedito, construída no final do Século XVII e conhecida como a ‘Igrejinha dos Carneirinhos’, onde ainda são celebrados batizados e casamentos. A praia também conta com deliciosas piscinas naturais onde é possível relaxar e mergulhar com os peixinhos. Já na vizinha Praia de Guadalupe, encontra-se o famoso banho de argila, onde as argilas ficam separadas por cores em baldes, à disposição dos turistas que quiserem experienciar um banho ‘rejuvenescedor’. O Bora Bora, restaurante e ponto de apoio mais famoso. Também é possível fazer passeios de catamarã ou lancha privativa. Com paradas na Praia de Guadalupe, onde é possível fazer um banho de argila, e nas piscinas naturais, no estuário do Rio Formoso.

Onde ficar:  Nós optamos pelo , uns 20 minutos do centrinho, escolhemos essa opção pois queríamos ficar mais tranquilos, incluso na diária o café da manhã e jantar, pela distância e jantar incluso acabamos não indo conhecer os restaurantes da região a noite.

Quem já gosta mais de bares e passear a noite há hotéis mais perto do centro que são indicados, peguei alguns na internet bem cotados: Vivá Porto de Galinhas Resort, Summerville Beach Resort e Hotel Solar Porto de Galinhas, e claro o super concorrido NANNAI Muro Alto, eu até tentei reservá-lo porém, como fomos em cima da hora não tinha mais disponível.

Transporte: Fizemos tudo com transfers reservados com antecedência. A dica é fechar o máximo de passeio com a mesma agencia ou transfers, eles acabam dando desconto.

Dica! Para tornar o passeio pelas piscinas naturais ainda melhor, leve máscara e snorkel se tiver, ou também é possível alugar no local. Leve sapatilhas próprias para o mar, pois mesmo não sendo adequado ficar em pé nos corais, pode-se pisar sem querer num ouriço ou em pequenos pedaços que se desprendem dos corais.

Leve uma câmera à prova d’água ou capa para celular, para garantir lindas fotos aquáticas. E claro, muito protetor solar, camisa com proteção UV, boné ou chapéu.

Contatos dos passeios que fiz e recomendo:

Tranfers e passeios: Cleiton 81 99496-0993  @passeios_pontal.tour

Buggy Ponta a Ponta: 81 99729-0703  @piupiu_passeios

Fotos Profissionais: Ranny 81 989068797  @rannyamaral_fotografia

 

18Caso você entre em contato com eles, fala que foi indicação minha, vai que rola um desconto!!!