Mais de um ano atrasada, obra do Centro de Inovação de Brusque está parada
Secretaria estadual diz que prédio está 90% concluído
Secretaria estadual diz que prédio está 90% concluído
A obra do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque está paralisada há mais de 15 dias. Com isso, a entrega do prédio, localizado no bairro Limoeiro, está prejudicada e pode atrasar mais uma vez.
Günther Lother Pertschy, presidente do comitê de implantação do centro, diz que a obra, de fato, não está avançando. “Realmente, deu uma desacelerada muito forte nessas duas semanas”.
O governo do estado, que é quem paga pela obra, confirma a paralisação. Em nota, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDES) informa: “A Diretoria tem ciência da paralisação dos trabalhos e reitera que os pagamentos com a construtora estão em dia, mas há 15 dias a obra está parada por problemas financeiros da construtora”.
A secretaria informa, ainda, que “as medidas cabíveis estão sendo tomadas para o retorno imediato dos trabalhos”. De acordo a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações, as obras no Centro de Inovação estão 90% concluídas.
Pertschy também tem acompanhado a situação. “Fizemos contato com o construtor e com a secretaria e ambos garantiram a retomada nos próximos dias, mas o governo do estado está em dia com os pagamentos”, afirma.
O presidente do comitê diz que a construtora tem recebido auxílio. “Como é um projeto-padrão espanhol, algumas coisas são inadequadas para a nossa realidade. Então, estamos ajudando eles neste sentido”.
Pertschy prefere não dar mais prazos para a o término da obra, que tem sofrido consecutivos atrasos. Conforme O Município noticiou em maio último, o governo estadual previa acabar o centro de inovação até este mês de novembro.
Os Centros de Inovação foram anunciados como um grande projeto do governo do estado em 17. Seriam 12 espalhados por Santa Catarina. O de Lages foi o primeiro a ficar pronto, em 2016.
O de Brusque foi motivo de um imbróglio político sobre onde ficaria o prédio. Depois de resolvido, foi lançada a licitação. O contrato com a Esphera Sul Empreendimentos foi assinado em 22 de maio de 2017. Na época, ainda existia a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).
A obra começou em julho de 2017, com prazo para término em junho de 2018. Mas houve problemas burocráticos e de pagamento e a data foi ultrapassada.
Três anos e cinco meses depois do contrato assinado, a construção do centro ainda patina, sem previsão de chegar ao fim.