Berço de muitas formas de Arte, a África revela traços ímpares de sua cultura, nos ensinando sempre sobre nós mesmos, quem fomos e o que estamos fazendo com esta herança. Em São Paulo o Museu Afro Brasil, localizado dentro do Parque Ibirapuera, conserva em 11 mil m² um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Além da Exposição de Longa Duração, o Museu realiza Exposições Temporárias e dispõe de um Auditório e de uma Biblioteca especializada que complementam sua Programação Cultural ao longo do ano.

 

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura.

 

Algumas obras do Museu estão disponíveis para download no site do museu, como é o caso do livro “África em Artes”, realizado pelos pesquisadores Renato Araújo da Silva e Juliana da Silva Bevilacqua. Lançado em 2015, o livro é uma publicação do Núcleo de Pesquisa do Museu Afro Brasil em que os autores selecionaram 15 obras de arte africana tradicional que pertencem ao acervo do da instituição, buscando oferecer ao leitor não apenas um primeiro contato com obras de diferentes povos da África, mas também uma introdução aos diversos tipos de produções do continente, que englobam máscaras, estatuárias, e ainda os chamados “objetos de realeza”, aqueles relacionados ao poder dos chefes ou reis.

 


Lieza Neves
– atriz, escritora e produtora cultural