De forma bem resumida, seria a busca de equilíbrio entre mente e corpo; entre o físico, o mental e emocional.
Neste mês de janeiro tem a campanha de “Saúde Mental – Janeiro Branco”, que nos faz refletir como está o cuidado com a nossa vida. Hábitos que podem nos ajudar ou atrapalhar a ter uma vida saudável.
De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, “saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a comunidade”.
Aproveitando a ‘vibe’ do início do ano, fica o convite de rever conceitos, rotas, hábitos que já estão aí, na sua rotina, há muito tempo. Vale aquela avaliação do que é necessário e faz bem e o que pode ser alterado, para lhe trazer mais benefícios para uma vida saudável.
Algumas dicas para essa avaliação: qualidade do sono, alimentação – mais produtos naturais e menos empacotados, atividade física – sim, essa você já sabe!! Um tempo para você, para aquele ‘hobby’ que já foi adiado algumas vezes…, estar perto de pessoas que te fazem bem, água na quantidade necessária para hidratar. Prestar atenção na respiração também é essencial.
O convite é lançar um olhar para você. Todas as promessas e expectativas do novo ano a se realizar. Seus pensamentos e emoções lhe conduzindo para os seus objetivos! Quais os ingredientes que estão compondo a sua vida?
Você pode ser melhor, se sentir melhor, ajudar o outro a melhorar, quem sabe… e assim nessa corrente do bem, fazer um mundo melhor! Acredito!!
Sabrina M. Schlindwein – Psicóloga