Moradores de Brusque fazem sucesso com página de humor sobre rivalidade Grenal
Rir do Inter Não Tem Preço acumula mais de 260 mil curtidas no Facebook
O tecelão e assistente de mecânico Maurício Melo, de 30 anos, e o corretor de imóveis Rodrigo de Moura, de 36, moradores de Brusque, brincam com a rivalidade entre Grêmio e Internacional no Facebook com a página Rir do Inter Não Tem Preço, que já soma mais de 260 mil curtidas. O perfil no Instagram tem mais de 28 mil seguidores.
Foi Melo quem resolveu criar, sem pretensão alguma, a página Rir do Inter Não Tem Preço no Facebook, em 2012. Com o nome baseado no slogan utilizado pela bandeira de cartões MasterCard, a página sequer foi divulgada, e seu criador se esqueceu dela até ver que a quantidade de curtidas continuava aumentando, em 2015.
Veja também:
Responsável por rifa beneficente diz que entregará o valor após comprovante da compra da prótese
Animais domésticos soltos provocaram infestação de carrapatos no bairro Limeira
Em reviravolta, projeto que proíbe canudos plásticos em Brusque é rejeitado pelos vereadores
“Só três anos depois, em 2015, a página pegou de vez, e ali eu já sabia fazer os memes, as piadas. Mas em 2016, ano do rebaixamento do Inter, explodiu”, explica o gremista. Com o tempo, foi necessário ter a ajuda de outros tricolores para o hobby funcionar. Veio Moura, que também mora em Brusque, e outros dois, que vivem fora do município. No Instagram e no Twitter, Melo é o único administrador.
Melo também é um dos criadores da torcida organizada do Grêmio chamada Borrachos de Brusque, que organiza excursões para as partidas do clube. De acordo com ele, nenhum dos administradores ganha dinheiro com a página. No entanto, há uma troca de favores para a divulgação de uma marca de energéticos, que é de um amigo, cônsul da torcida gremista em Brusque.
Humor leve
Hoje, o humor da página é leve. As piadas são sempre sobre o arquirrival do Grêmio, ou exaltando o tricolor gaúcho. As postagens são feitas no tempo livre, no fim da tarde, à noite ou durante as partidas do Grêmio ou do Internacional.
“No começo, as piadas eram mais pesadas, inapropriadas, impensadas. Com o crescimento da página, foi necessário rever e tomar mais cuidado, principalmente a partir das 50 mil curtidas. Importante evitar piadas que envolvam questões raciais e ligadas aos movimentos LGBT, que são delicadas. O pessoal que ajuda é orientado sobre isso”, explica Melo. A exposição da marca de energéticos também foi um freio para evitar questões mais radicais ou de cunho preconceituoso.
Veja também:
Bruscão apresenta documentação inicial para construção da Arena Havan
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Ingressos, preços, cardápio: o Guia Digital do Festival Brasileiro da Cerveja realizado em Blumenau
“Já não ganhamos nada com a página, então que a gente não cause problemas para nós mesmos. É algo de brincadeira, sem confusão, tem que ser leve. É rivalidade, não inimizade”, comenta Moura.
Melo relata que um dos únicos problemas com o qual a página se envolveu foi quando foi feito um meme utilizando uma foto de um torcedor do Internacional chorando nas arquibancadas. O próprio torcedor colorado entrou em contato pedindo a exclusão da postagem do meme, e foi atendido.