Novo presidente da Fecam defende mais liberdade de uso de recursos federais por municípios
O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, assumiu o cargo de novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). Em seus discursos e entrevistas, ele tem manifestado otimismo quando à mudanças no pacto federativo, ou seja, na divisão de recursos entre União, estados e municípios, a qual, no modelo atual, deixa as […]
O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, assumiu o cargo de novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).
Em seus discursos e entrevistas, ele tem manifestado otimismo quando à mudanças no pacto federativo, ou seja, na divisão de recursos entre União, estados e municípios, a qual, no modelo atual, deixa as prefeituras reféns da boa vontade do governo federal.
Ponticelli está otimista porque, segundo afirma, percebe uma disposição do governo federal em mudar o curso das coisas, de rediscutir o modelo de pacto federativo.
Veja também:
Brusquense tem parto na rua em Balneário Camboriú
Motociclista de 23 anos morre em acidente no Rio Branco e motorista foge do local
Diretor-presidente do Samae diz que problema na captação de água foi completamente resolvido
“Não é uma missão tão simples assim. Se ele não for revisado os municípios e os estados terão cada vez mais dificuldades em implantar suas políticas públicas. Mas tem algumas coisas que já seria possível implementar, facilitando a vida dos municípios sem implicar em perda de receitas para a União”, afirma.
Entre as coisas que Ponticelli acredita que podem ser modificadas imediatamente está o grau de liberdade dado pelo governo federal para que os municípios invistam os recursos transferidos, sobretudo na saúde.
“Se o governo federal repassar os poucos recursos que viabiliza, mas de forma livre para os municípios, para os prefeitos aplicarem de acordo com a suas prioridades, nós teremos um ganho. Porque o problema é que, além do pouco dinheiro, ele vem carimbado, vem para programas específicos e, muitas vezes, uma prioridade de uma região não é para outra”, explica.
Veja também:
Associações de apicultores alertam para a venda de mel falso na região
Promessas na Segurança Pública: câmeras na entrada de Brusque não saem do papel
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região