Qual a motivação que te levanta da cama todos os dias, para cumprir uma agenda de compromissos com objetivos que muitas vezes sequer são reavaliados?

Não somos mais quem fomos ontem, como podemos manter a mesma agenda? E o que fazemos com o resíduo dessas identidades descartadas? Jogamos por aí ou acumulamos em um passado, que buscamos constantemente para idealizar um futuro que intimamente sabemos, pode não existir. Movidos pela necessidade constante de termos mais e ainda mais futuramente, deixamos a oportunidade genuína, de viver, para segundo ou terceiro plano.

Se o que vemos em nosso exterior, o mundo em que vivemos, reflete o que somos interiormente, não é de se espantar que o planeta esteja sufocado por LIXO, deixando sempre para o futuro incerto a possibilidade de fazer diferente! Te pergunto: Com que lentes você tem olhado para seu mundo?

Proponho-te uma reflexão, pare por alguns minutos, sente-se, respire e se pergunte “Como cheguei até aqui, com depressão e stress? O que estou fazendo jogando lixo na rua? Por que há pessoa ao meu lado que não se importam com o planeta? Que vida é essa que construí? Porque esta água está assim, tão suja? Por que as pessoas são assim?” Se você respondê-las colocando-se no lugar do outro, é bem provável que você chegue à conclusão de que tudo está assim porque você assim criou, com suas ações movidas por apego, raiva, inveja, orgulho…

No entanto, se você começar a se mover através da compaixão, do amor e da alegria, seu interior se modifica e, consequentemente, sua visão de mundo também irá mudar. É neste ponto que devemos tomar a decisão de agirmos com liberdade, pelo amor, compaixão e equanimidade por todos os seres. Pergunte-se:  O que posso fazer para ajudar o outro a melhorar sua vida? Afinal, todos nós buscamos a felicidade e encontrá-la é uma questão de motivação e de visão.

Vamos limpar o lixo do mundo! Vamos limpar o lixo de nossos corações! A vida não é momento de se apegar e acumular coisas e depois descartá-las pelo chão. E chão não é lugar de lixo, não! Chão é lugar de semente, diz a canção. Coração é lugar de compaixão e chão é lugar para germinação, terra e água são vida, amor e alegria são realizações.

Movidos pelo desejo de melhorar as condições de vida dos seres que habitam nossa cidade, estaremos unidos no objetivo de limpá-la!

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza surgiu há 10 anos na Estônia e ganhou o mundo. Hoje são mais de 150 países participantes do evento. No Brasil, já são mais de 140 municípios e Brusque está junto, com os mesmos objetivos: sensibilizar e chamar a atenção para os problemas causados pelo descarte do lixo pelo chão. A Meta do Cleanup Day
Mundo: impactar 5% da população mundial. No Brasil, impactar 10 milhões de pessoas.

Esse grave problema deve ser eliminado, não podemos mais viver entre lixo, devemos evitar produzi-lo e, quando for descartá-lo, fazê-lo corretamente.  Olhar com apreciação para o mundo é o primeiro passo para uma mudança de cultura. O início de uma reflexão sobre hábitos diários e uma aula de educação ambiental na prática para quem participa.

Cuidar nosso planeta é algo fundamental em qualquer atividade desenvolvida.
E, acima de tudo, não esqueçamos que o planeta nos pertence e devemos cuidá-lo.  Participar deste evento é uma nobre atitude e pode ser para você o despertar para uma nova visão de mundo, de cidade, de vida!

Let´s do it! Venha conosco cumprir esta agenda, para a Brusque que queremos!

 

25/08 – Preparação para o Dia Mundial da Limpeza 2018 – Bairro Águas Claras

15/09 – Dia Mundial da Limpeza 2018

Informações na plataforma do Facebook – Coletivo Plantando Água

 
Constansa Becker – Gestora ambiental e colaboradora do Banco de Tempo de Brusque