Obra do novo trevo da rodovia Antônio Heil pode começar ainda em outubro
Construção das alças deve iniciar pelo lado de Brusque
Construção das alças deve iniciar pelo lado de Brusque
A obra do novo trevo da rodovia Antônio Heil (SC-486), que promete desafogar o trânsito no principal acesso de Brusque à BR-101, está perto de sair do papel. A execução pode começar ainda em outubro. A ordem de serviço já foi assinada pelo governador Jorginho Mello (PL) e, na prática, não há mais empecilhos para o início dos trabalhos.
O prazo de execução da obra é de dois anos, a partir da assinatura da ordem de serviço. Desta forma, o novo trevo estará pronto até o dia 1º de outubro de 2026. A empresa Planaterra, de Chapecó, venceu o processo licitatório e é responsável pela obra.
De acordo com o engenheiro Leandro Maxciel da Silva, fiscal da obra, ainda há algumas questões a serem alinhadas junto à Arteris, concessionária da BR-101, mas ele confirma que a obra inicia neste ano.
Serão construídas quatro alças e dois elevados. Está prevista também a execução de uma nova ponte sobre o rio Canhanduba, no lado de Itajaí. A obra deve começar pelas alças ao lado de Brusque.
“Em determinado momento da obra, é possível que tenha interrupção no trânsito, mas vamos sempre trabalhar com alternativas. A ideia é desviar o trânsito para que se tenha a menor interferência possível”, afirma o engenheiro.
Leandro detalha ainda que a obra vai iniciar pelas alças de Brusque, pois já estão com área totalmente liberada para construção. Nos demais terrenos, apesar de já desapropriados, é necessária a remoção de estruturas.
A intenção de começar a obra pelas alças e deixar os dois elevados para depois é justamente gerar menor impacto para o trânsito, que é intenso na região, sobretudo em horários de pico. “A ideia é construir as alças para que depois possamos desviar o trânsito”, reforça.
A construção de um novo trevo para a rodovia Antônio Heil é uma demanda antiga de Brusque e Itajaí. O principal acesso à BR-101 por Brusque não suporta mais o alto número de veículos. Registros antigos do jornal O Município mostram que os primeiros pedidos para resolver as filas do trevo começaram em 2008, há 16 anos.
A obra foi incluída no projeto de duplicação da rodovia Antônio Heil, mas depois foi retirada. Posteriormente, uma empresa chegou a ser contratada para execução do novo trevo, mas o contrato foi rescindido, pois os valores eram incompatíveis. Com um novo processo licitatório, lançado no começo do ano, foi definida a nova empresa responsável pela construção.
Como o atentado de 11 de setembro quase afetou abertura do Alivia Cuca, famoso bar de Brusque: