Tabu… Aquele assunto que ninguém quer comentar, que dá medo só de pensar em citar! É assim que muita gente encara lidar com a possibilidade de algum problema de saúde. Não raramente, há pessoas que preferem não ir ao médico, porque “vai que descobrem algo” (como se o simples fato de investigar algo pudesse atrair algum problema). É claro que este pensamento é infundado – quanto antes qualquer problema for identificado, maiores as chances de controlá-lo. É por este motivo que existem consultas de rotina e exames preventivos, nas diversas áreas da medicina. Há doenças silenciosas que, enquanto descobertas precocemente, são passíveis de controle e estabilização; já se não investigadas preventivamente, podem progredir silenciosamente, e só causar sintomas em estágios avançados.
E quais lições levar com esta reflexão?
✔ Realize consultas preventivas. Consulte regularmente sua médica/seu médico, ela/ele que vai poder lhe orientar sobre as suas particularidades, e quais exames de rastreio são indicados especificamente para o seu caso. Para você ter uma leve noção, sobre ALGUNS dos exames indicados para mulheres e homens adultos e completamente saudáveis (peso adequado, ativos, sem qualquer queixa ou problemas de saúde associados), e sem histórico familiar de qualquer doença: Avaliação com ginecologista antes do início da vida sexualmente ativa e mantendo acompanhamentos e exames regulares (mamografia, exame colpocitológico/papanicolau); exames urológicos aos 45 anos para homens negros e 50 anos para caucasianos ; exames oftalmológicos aos 40 anos para qualquer pessoa (incluindo avaliação de pressão intraocular e fundo de olho); colonoscopia aos 50 anos; perfil lipídico; glicemia a partir dos 45 anos. As idades citadas são para indivíduos sem qualquer fator de risco ou queixa. Converse com seu médico e saiba quais exames são indicados para seu caso, pois não existe regra geral.
✔ Não tenha medo de realizar os exames solicitados (são um pequeno transtorno, para grandes benefícios). E por falar em exames, sabia que o Conselho Federal de Medicina indica, para todas aquelas e todos aqueles que já tiveram qualquer (mesmo que uma só) relação sexual desprotegida, exames para HIV, sífilis, hepatite B e C? Qual o problema em realizá-lo? Faça o teste. Não feche os olhos para sua saúde e nem para a saúde de quem você gosta.
Maiara Dalcegio Favretto – Médica Oftalmologista