Além da restauração da estrutura da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque (IECLB), a comunidade pretende restaurar o órgão de tubos, instrumento que faz parte da igreja brusquense desde a década de 1960. “O órgão foi fabricado na década de 1950 pela fábrica Edmund Bohn, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O maestro Aldo Krieger foi quem tomou a iniciativa de construir o instrumento e trazê-lo para a nossa igreja”, conta o pastor Cláudio Schefer.
Galeria
De acordo com Schefer, o instrumento que ocupa boa parte do piso superior da igreja, e é marca registrada dos cultos, passou por alguns reparos de problemas pontuais, mas agora a intenção é trocar toda a parte mecânica do instrumento para que ele funcione melhor. “Uma reforma como esta que estamos querendo ele nunca teve. Queremos fazer isso para que o som dele saia melhor”, diz.
Na tarde de terça-feira, 21 de janeiro, o mestre organeiro Georg Jann, da cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, esteve na igreja para avaliar o instrumento. “Ele nos apresentou duas propostas: a primeira, de um órgão totalmente novo por R$ 600 mil, e a outra que é a restauração completa deste por aproximadamente R$ 400 mil. Vamos avaliar as propostas porque só a restauração do órgão vai elevar muito os custos da obra”.
Segundo Schefer, a reforma do instrumento é necessária, já que ele foi danificado pelo tempo e pela ação de cupins. “Nos reparos feitos anteriormente, foram colocados alguns materiais que comprometeram o funcionamento interno do instrumento. Estamos otimistas com essa restauração, é um anseio antigo. Confiamos no apoio da comunidade e amigos”, finaliza o pastor.