A Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, em vez de se preocupar em pelo menos terminar a reforma da Escola João Boos na nossa querida e estimada Guabiruba, divulgou essa semana uma normativa proibindo a entrada de vários alimentos nas escolas do estado.

Essa norma já existia há tempos proibindo diversos tipos de alimentos, mas agora foi “aprimorada” e veta, por exemplo, a “comercialização de alimento, preparação culinária e/ou bebida em ações realizadas pelos educandos/ou servidores dentro da Unidade Escolar para arrecadação de fundos para promoção de festas, formaturas, eventos, gincanas, comemorações, passeios, dentro outros”.

Ou seja, a galera do Terceirão não vai mais poder vender aquele brigadeiro pra ajudar a custear as despesas da formatura, nem aquele bolo de chocolate, muito menos aquele cachorro quente “dois por dez pila” para matar a larica da rapaziada no intervalo das aulas e ajudar na viagem de encerramento do colégio.

E se o Chaves morasse em Santa Catarina ele não poderia vender aquele suco de tamarindo pro pessoal! Além disso, essa norma proibiu a venda e comercialização de qualquer tipo de fritura (coxinha, pastel, bolinho de carne), bombons, qualquer tipo de doce, sanduíches e pizzas nas escolas.

Fica proibido também trazer de casa qualquer tipo desses alimentos. Cigarrinho de chocolate então, nem pensar! Dito isso eu fico me perguntando o que essas crianças vão comer? A imagem que me vem na cabeça é cada um com uma banana na mão e um copo de água na outra sentados tomando sol, igual era na cadeia antigamente. “Ai Lauritx, trouxesse mamão no lanche? Minha mãe botou umas rodelas de abacaxi pra mim, mas tá muito azedo, vou comer só o caqui!” É um absurdo ou não é isso!

 

Só a base de proteína de soja

Daqui a pouco as nossas crianças quando entrarem lá na creche vão ter que plantar uma bananeira, um pé de maçã e um pé de abacate e vão ter que se alimentar desses pés durante toda a idade escolar. Se depender dos baixa caloria da secretaria de educação do estado vai ter que ser assim. Tanta coisa pra se preocupar como a digitalização e informatização das escolas, o incentivo ao desenvolvimento contínuo dos professores, a melhoria das instalações escolares, a atualização da grade curricular dos alunos, o aumento gradativo do salário dos professores, mas não, o importante é controlar a criança para ela não comer um pastel de carne com laranjinha na hora do recreio porque ela pode explodir de tanto comer. Onde esses caras vivem? Que bolha é essa? Quem está ditando isso para as nossas crianças?

É um mundo cada vez mais chato, com gente cada vez mais chata ditando regras mais chatas ainda. Ainda bem que no meu tempo tinha pastel, bananada, pipoca Bilu, biluzitos e laranjinha na cantina da escola, alimentos que formaram o meu caráter, porque se tivesse que comer o que as nossas crianças são obrigadas a comer hoje em dia não sei não. Por isso são tudo meio amarelos, tadinhos!

 

Tira o tubo, vamos salvar o planeta

Esse tipo de “lei” me lembra a lei que inventaram aqui em Brusque uma vez para retirar os tubos de maionese, ketchup e mostarda dos bares e lanchonetes da cidade. É força de gente que não tem o que fazer e em vez de se preocupar com coisas muito, mas muito mais importantes ficam inventando regras idiotas para tudo. Isso é uma coisa que tem que acabar urgentemente e temos que cobrar porque senão daqui a pouco são capazes de proibir você de comer coisas dentro da sua própria casa! Olha, a partir de hoje está proibido comer linguiça com muss dentro de casa! Já pensasse a confusão?

 

Mundo alternativo

Falando em coisa chata, na UFSC, que um dia já foi o maior centro de excelência de educação no estado, hoje estão discutindo se os professores e os alunos ainda precisam usar máscara em sala de aula. Máscara! Setembro de 2022! É ou não é um mundo paralelo aquilo lá? Triste fim.

 

Mais um…

Falamos semana passada e olha só o que aconteceu novamente essa semana em Brusque. Caiu mais uma ponte, Lauritx? Não, graças a Deus! Apareceu mais um velhaco em Brusque então? Isso apareceu, mas o que aconteceu mesmo foi que mais uma carreta de container tombou na cidade, dessa vez na curva próximo ao Koch ali na Ponte do Trabalhador na Santa Rita. Passei de manhã a carreta estava ali, passei novamente às 18h e o veículo continuava no mesmo lugar belo e formoso. Até pensei que iriam deixar ali para sempre, tipo uma obra do parque das esculturas, mas não, à noite resolveram tirar. Importante afirmar que dava pra ver que era um caminhão bem velho! Como tu sabes que o caminhão era velho, Lauritx? Fácil, tinha um adesivo no vidro traseiro escrito “VASCO CAMPEÃO”. Então fica aqui aquela pergunta novamente: quando será que vão começar a fiscalizar esses veículos caindo aos pedaços que transitam o dia todo dentro da nossa cidade? Quando acontecer mais uma tragédia? Não vai ser tarde, será? Depois não digam que foi por falta de aviso.

Cadê o cantô?

Quando eu compro um ingresso para um show eu não quero escutar o artista falar do candidato A, B ou C, nem do Katinguelê, nem do Saci Pererê, nem do preço do dólar! Eu vou pra escutar música e não para escutar baboseira! Quer dar a sua opinião política, não tem problema nenhum, moramos num país livre, mas usa outro lugar pra fazer! Hoje em dia tem tanto lugar pra você vomitar o seu pensamento pras pessoas, pra que usar o palco pra isso? Agora imagina se você vai num evento desses de orgia de churrasco que está na moda, com aquela montueira de carne pendurada assando, aquela cerveja artesanal trincando e o assador showman começa a falar de política no meio do corte da picanha? É uma coisa chata ou não é! Então é isso, tudo tem a sua hora e o seu lugar!

 

 

Sabedoria Butecular

Quem nunca escutou a mãe falando ‘se correr é pior’ não sabe o que é adrenalina

Puxando o Saco

O “Puxando o Saco” de hoje vai pro meu cunhado Daniel Raimundo da Silva que está de aniversário amanhã, pro Gio Prates (Telha), Robson Rodrigues (Roby), Marcelo Caetano (Badelo), Renato Bianchini Jr, Arthur Otto Niebuhr (Queco), Newton Patrício Crespi (Cisso), Euclides Benvenutti (Kid), André Walendowsky, Pedro Saragoça, Calinho Santos, Eduardo Hildebrand, Evandro Milani, Vantuir Dionísio, Marcos Fonseca Jr, Oscar Campi, Charles e Cláudio Bork, Sandro Baran, Jeff Coelho, Graciliano Tavares, Alexandre Canedo, Tiago Mafra, Rhayner Bittencourt, Celso Mannrich, Dani Mannrich, Paulinho Muller, Fabiano Appel, Leandro Bolognini, Tiago Roza, Messias Gelati, Evandro dos Santos (Xexéu), Vagner Jacintho (Topete), Joelsio Crus, Radamés Boni (Rada), Cuca Backes, Jonas de Souza e Silva, Fran Krieger e Aninha dos Santos Fialho.
Já o “Puxando o Saco do Patrocinador” vai pros meus amigos Halisson e Anderson Habitzreuter da BRUSCON, melhor administradora de condomínios do planeta Terra e adjacências, que estreia hoje no Papo de Bar. Então é isso, bom final de semana, fiquem todos com Deus e bóra Biiiiiilllllllll próxima parada Guaiaquil…