Parque Zoobotânico realiza atividades de férias para as crianças
Equipe de educação ambiental desenvolve atividades e brincadeiras para promover o aprendizado
Equipe de educação ambiental desenvolve atividades e brincadeiras para promover o aprendizado
Pelo segundo ano consecutivo, o Parque Zoobotânico de Brusque realiza o evento Férias no Zoo, com atividades para as crianças passarem o dia no parque e interagirem com os animais. Mesmo com chuva, as atividades de educação ambiental foram mantidas e remanejadas para o pórtico do Zoo, que possui salas cobertas onde as brincadeiras puderam ser realizadas.
Leia também:
Tribunal do Júri decidirá futuro de homem que espancou outro até morte por furto de bicicleta
Quais são os próximos grandes obstáculos para o fim da duplicação da Antônio Heil
Nesta quarta, 25, e quinta-feira, 26 de julho, o parque está aberto para as crianças, que participam da programação montada pela bióloga do Zoo, Carla Molleri, e pelo grupo de educação ambiental, formado por quatro estagiários, estudantes do curso de Biologia.
“As atividades têm os mesmo objetivos, que são o aprendizado e a diversão”, diz a bióloga. “Queremos divulgar o Zoo e mostrar que esse é um espaço de lazer e de aprendizagem para as crianças.”
Nesta quarta-feira, as crianças aprenderam sobre répteis, com brincadeiras e atividades relacionadas a estes animais. Além de conhecerem uma serpente, uma jibóia e um jabuti, elas entram em contato com materiais biológicos utilizados no Zoobotânico.
Entre as brincadeiras desenvolvidas estava um jogo de adivinhação: as crianças colocavam a mão em uma caixa fechada e tentavam, em equipes, descobrir quais eram os objetos contidos na caixa. Entre eles, estava um bico de tucano, por exemplo.
Já na quinta-feira, o animal abordado é o tamanduá, tema da campanha deste ano da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab). Durante a tarde, as crianças participantes irão conhecer o animal e aprender mais sobre esta espécie.
Leia também:
Imigrantes Hospital negocia com Unimed credenciamento à rede de atendimento
Mudanças no trânsito do Primeiro de Maio dependem do Plano de Mobilidade
As vagas do evento foram limitadas a 30 crianças por dia, e a procura foi grande: de acordo com a bióloga Carla, as vagas esgotaram rapidamente. “Muitas crianças vêm e trazem irmãos, primos, amigos. Hoje acabamos fechando em 36 participantes”, comenta.
A equipe de educação ambiental do Zoo programou brincadeiras que promovem, além do aprendizado, a interação entre os participantes, que trabalham em equipe. A faixa etária das crianças vai de sete a 14 anos, e as atividades ocorrem das 14h às 17h. Para participar, cada inscrito pagou uma taxa de R$ 10.
“Pensamos que, com a chuva, as crianças iam perder o interesse, mas mesmo assim elas vieram. Porém, queremos encontrar uma nova data para realizar a programação original, que era de uma gincana pelo parque todo”, afirma Carla. Para não deixar de fazer as atividades inicialmente pensadas, a equipe do Zoo pretende viabilizar um novo evento até a primeira semana de agosto, caso o tempo colabore.