Eu amo escrever o Quintal de Casa, temos tanto a explorar, lugares e experiência incríveis aqui pertinho. Foi um final de semana maravilhoso que quero dividir com vocês.

Confira do vídeo da viagem

Saímos de manhã cedo rumo à Serra do Rio do Rastro. No caminho paramos para almoçar no Engenho, que é um espaço muito legal e com um lugar especial para a Bella poder ficar junto de nós. Como já escrevi em outra coluna, o turismo petfriendly está crescendo cada vez mais, assim sempre que possível aproveitamos para levá-la conosco, então o hotel e as todas as vinícolas que visitamos ela pode estar junto.

Depois da subida da Serra, que não conseguimos apreciar a beleza pois estava chovendo muito, chegamos ao Hotel FazendA Rota dos Cânions, descansamos um pouco e fomos para nossa primeira vinícola.

A chuva havia parado, e fomos recebidos com espumantes rosé e um lindo pôr do sol na vinícola Monte Agudo. Fundada em 2004, começou a plantar os vinhedos a partir de mudas vindas da França. Hoje conta com três variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Participamos da degustação e explicação dos processos de fabricação dos vinhos e história da vinícola. Logo após o jantar harmonizado, estava tudo delicioso.

O dia amanheceu lindo! Sol, céu azul, aquele friozinho delicioso da Serra, e fomos rumo à nossa segunda vinícola. Villa Francioni, que hoje soma mais de 50 hectares de vinhas plantadas desde o ano 2000 e produz cerca de 300 mil garrafas anuais. No tour passamos pelos seis níveis diferentes. A vinícola quis favorecer o fluxo gravitacional do vinho durante as etapas de produção, evitando assim o uso de bombas mecânicas. Ao final a degustação foi feita em uma sala ao lado das barricas de carvalho francês.

O rosé da Villa Francioni é famoso por sua garrafa de semi-cristal francês, desenvolvida por um perfumista e importada diretamente da França, uma curiosa história por trás deste rosé, quando no Brasil em 2009, a cantora Madonna apaixonou-se pelo vinho, bebendo-o no jantar que lhe foi apresentado e levando algumas garrafas para o hotel.

Nem paramos para almoçar, pois durante a degustação foram servidos pães e queijos, assim fomos para a nossa terceira vinícola, a Villaggio Bassetti. O plantio começou em 2005, sendo que a primeira safra aconteceu em 2008. Nessa vinícola fizemos um passeio de bicicleta. Fomos pedalando ao lado das parreiras, algumas já sem uvas, pois era época de vindima – colheita das uvas. Paramos em um galpão para aprender sobre o processo e vinhos da vinícola. Logo após continuamos nosso passeio, como agora era morro abaixo foi mais fácil.

Seguimos até as parreiras de uvas syrah, ainda não haviam sido colhidas e, ali degustamos o rosé da casa. Merecido, pois mal eu sabia os morros que iria enfrentar pela frente. Eu achei que seria um passeio superleve de bicicleta, mas confesso que no final fui empurrando ela morro acima. A recompensa foi sentar na varanda com uma linda vista no final do dia e degustar mais três vinhos, esses tintos. Valeu o passeio. Voltamos para o hotel e jantamos por lá mesmo.

Em nosso último lindo dia pela Serra, fomos rumo à Urubici, com direito a parada no centrinho da cidade para bater foto no letreiro: Eu Amo Urubici. Chegamos à fazenda Bom Retiro, onde está localizada a mais nova vinícola da região, a Thera, que hoje conta com um restaurante e uma pousada, e tem um projeto de expansão ambicioso, com projetos de um hotel de luxo, spa do vinho, haras, anfiteatro e a fábrica para a produção do vinho, que hoje é feita na Villa Francioni.

O tour é curto, fomos de carro percorrendo as parreiras e o nosso guia nos explicando sobre as uvas e sobre todo o projeto, assinado pelo arquiteto italiano Marco Casamonti, que os donos se encantaram quando conheceram uma vinícola na Toscana assinada por ele.

Depois do tour na parte do deck do restaurante, fizemos a degustação harmonizada, e ficamos para o almoço.

Nosso final de semana foi encantador, regado a lindas paisagens com montanhas, araucárias, macieiras e claro, os melhores vinhos que a Serra nos proporciona. Com certeza ficou um gostinho de quero mais e, já queremos nos programar para conhecer outras vinícolas da região que ficaram de fora do nosso roteiro.

Petfriendly
Para os curiosos de saber como a Bella curtiu o passeio. Na Vinícola Monte Agudo, por ser um restaurante, deixamos ela no hotel, se tivéssemos escolhido o passeio de piquenique ela poderia ter ficado juntos nas parreiras. Na Villa Francioni ele pode ficar um uma sala reservada, e a folgada ficou ainda em cima do sofá nos esperando.

Na Villaggio Bassetti, por ser um lugar menor, a deixamos na bolsa de viagem e ela ficou junto do bar, dormiu até voltarmos. E por último, na Thera, ela pôde ficar no almoço junto a nós na sacada do restaurante. Na parte dos jardins e parreiras ela passeou muito, adorou!

Antes de levá-la, eu entrei em contato para saber das condições, para que não fosse algo que pudesse atrapalhar os passeios. Mesmo ela não podendo participar dos tours, todos nos trataram super bem para que achássemos uma solução para ela.

Valores por pessoa
Sunset Monte Agudo: Degustação prata: R$ 65; degustação ouro: R$ 95
Jantar para Monte Agudo com vinho: R$ 154
Tour Cave Villa Francioni: R$ 100
Tour de bicicleta Villagio Bassetti: R$150
Tour Thera: R$ 80
“O melhor vinho não é necessariamente o mais caro, mas o que nós compartilhamos”