Pais e alunos podem acessar os planos de gestão de escolas de Brusque e região na internet
Novo modelo entrou em vigor em 2016, dando mais transparência ao trabalho dos diretores
Novo modelo entrou em vigor em 2016, dando mais transparência ao trabalho dos diretores
Entrou em vigor, no ano passado, o Plano de Gestão Escolar (PGE) em todas as escolas estaduais de Santa Catarina. Neste modelo, foi possível votar nos candidatos a diretor por meio de suas propostas, com diretrizes administrativas, físicas, financeiras e pedagógicas. Antes, era por eleição direta ou indicação política.
Das 28 escolas que integram a Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque (Gered), apenas a Padre Lux não teve eleição, pois houve apenas um candidato. A escolha do PGE aconteceu em novembro de 2015 e o tempo de gestão é por quatro anos (2016 a 2019).
O PGE traz mais transparência à Educação pública, já que os planos de todas as escolas podem ser visualizados no site Webgesc (sistemas2.sed.sc.gov.br/webgesc). Para a gerente da regional de Brusque, Sônia Maria Pereira Maffezzolli, a avaliação do novo modelo é positiva, já que agora as ações estão sendo planejadas a médio e longo prazo e não apenas a curto prazo.
Ela explica que os diretores continuam tendo função gratificada, porém, foram escolhidos por causa do seu plano de gestão. “O país é democrático e não deixa de ser uma maneira democrática. Os gestores e sua equipe têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e realizar ações de fortalecimento da gestão, na reconstrução do projeto politico pedagógico”.
Sônia diz que por meio do PGE há maior participação dos pais e da sociedade no desenvolvimento da educação. “O plano contempla a possibilidade de trabalhar a transparência, a qualidade social da educação, a gestão democrática, pois a cultura da participação fomenta a responsabilidade coletiva, onde todos participam e têm responsabilidade”.
O assessor de direção da Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba, Robson Araújo Medeiros, afirma que o PGE dá mais autonomia à direção. “Vemos com bons olhos, pois mantemos a transparência, cumprindo com o que foi estipulado no plano”, diz ele, que completa: “Neste tempo já observamos que os pais estão mais atuantes e percebendo as mudanças que vêm ocorrendo no ambiente escolar”.
O assessor de direção da Escola de Educação Básica Osvaldo Reis, de Brusque, Éder Carlos Schmidt, também avalia positivamente. Para ele, traz mais disciplina para a gestão, permitindo melhorias significativas.
No plano da instituição, por exemplo, as principais metas propostas e que estão sendo colocadas em prática é “dar continuidade ao trabalho realizado na sala de recursos multifuncionais; diminuir os níveis de evasão escolar do ensino médio noturno; aumentar a participação da família nas atividades escolares”, entre outras.
Você conhece o plano de gestão da sua escola?
Acesse sistemas2.sed.sc.gov.br/webgesc, insira o nome da escola e consulte.