Na segunda etapa da missão internacional, depois de encontros com a alta cúpula chinesa da Sinotruk, em Pequim, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu nesta terça-feira, 10 de setembro, com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O governador foi recebido na sede do grupo pelo diretor de relações governamentais, Buti Al Jumairi, pelo diretor comercial Esam Ahmed e por outros três executivos.
Durante cerca de uma hora, acompanhado pelos dirigentes, Colombo visitou as instalações do porto, o terceiro em operações do mundo depois dos terminais da China e de Singapura. A temperatura fora do micro-ônibus, utilizado para percorrer os dois terminais, girava em torno dos 40oC.
O governador apresentou aos dirigentes um diagnóstico sobre os cinco portos – os privados de Itapoã e de Navegantes, o municipal de Itajaí, os estaduais de São Francisco do Sul e de Imbituba, sob gestão do Estado desde dezembro de 2012, e o pesqueiro de Laguna, – e as suas peculiaridades.
Raimundo Colombo disse que existe a possibilidade de a Dubai Port World investir em portos do Estado. “Eles estão interessados, já fizeram estudos para a construção de um porto, ainda preliminares, e avaliam parcerias em outros, como Imbituba”, salientou. O governador destacou que os investimentos em portos são um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina.
O porto
O grupo Dubai Port atua em 65 terminais portuários em países de seis continentes, com a movimentação de 56,1 milhões de contêineres. Desde o início de 2013, o grupo despachou 26,6 milhões de contêineres em seus terminais. A previsão é atender 100 milhões de contêineres até 2020, com um crescimento de 40%. O DP é o melhor porto do Oriente Médio há 19 anos consecutivos. No Brasil, o DP World administra um terminal no Porto de Santos (SP).
Secretaria de Comunicação – Governo de Santa Catarina