Porto dos Emirados Árabes Unidos pode investir em Santa Catarina

Governador Raimundo Colombo visita instalações do terceiro maior porto em operações no mundo

Porto dos Emirados Árabes Unidos pode investir em Santa Catarina

Governador Raimundo Colombo visita instalações do terceiro maior porto em operações no mundo

Na segunda etapa da missão internacional, depois de encontros com a alta cúpula chinesa da Sinotruk, em Pequim, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu nesta terça-feira, 10 de setembro, com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O governador foi recebido na sede do grupo pelo diretor de relações governamentais, Buti Al Jumairi, pelo diretor comercial Esam Ahmed e por outros três executivos.

Durante cerca de uma hora, acompanhado pelos dirigentes, Colombo visitou as instalações do porto, o terceiro em operações do mundo depois dos terminais da China e de Singapura. A temperatura fora do micro-ônibus, utilizado para percorrer os dois terminais, girava em torno dos 40oC.

O governador apresentou aos dirigentes um diagnóstico sobre os cinco portos – os privados de Itapoã e de Navegantes, o municipal de Itajaí, os estaduais de São Francisco do Sul e de Imbituba, sob gestão do Estado desde dezembro de 2012, e o pesqueiro de Laguna, – e as suas peculiaridades. 

Raimundo Colombo disse que existe a possibilidade de a Dubai Port World investir em portos do Estado. “Eles estão interessados, já fizeram estudos para a construção de um porto, ainda preliminares, e avaliam parcerias em outros, como Imbituba”, salientou. O governador destacou que os investimentos em portos são um dos vetores fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e de Santa Catarina.

O porto

O grupo Dubai Port atua em 65 terminais portuários em países de seis continentes, com a movimentação de 56,1 milhões de contêineres. Desde o início de 2013, o grupo despachou 26,6 milhões de contêineres em seus terminais. A previsão é atender 100 milhões de contêineres até 2020, com um crescimento de 40%. O DP é o melhor porto do Oriente Médio há 19 anos consecutivos. No Brasil, o DP World administra um terminal no Porto de Santos (SP).


Secretaria de Comunicação – Governo de Santa Catarina

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio