Prefeito de Botuverá assina acordo de intercâmbio cultural com Caravaggio, na Itália

Cidade italiana é co-irmã do município catarinense; dialeto bergamasco é ponto em comum entre as duas

Prefeito de Botuverá assina acordo de intercâmbio cultural com Caravaggio, na Itália

Cidade italiana é co-irmã do município catarinense; dialeto bergamasco é ponto em comum entre as duas

Em visita a Europa na semana passada, o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, assinou um acordo de intercâmbio cultural internacional com a cidade de Caravaggio, na Itália.

A cidade italiana é co-irmã de Botuverá e, inclusive, moradores de lá falam o dialeto bergamasco, o que as torna ainda mais próximas. “Temos essa proximidade na questão do dialeto. Eu cheguei e conversei com o prefeito de Caravaggio em bergamasco, assim como fazemos em Botuverá”, diz o prefeito.

A cidade italiana tem 14 mil habitantes e é bastante rica na questão cultural. O santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, por exemplo, foi construído há 600 anos e recebe milhares de visitantes anualmente. “O prefeito de Caravaggio (Carlos Bolandrini) mostrou muito interesse em começar a trabalhar na questão cultural, no resgate dos costumes junto com Botuverá”, destaca Nene.

Leia:
Brusque está sem médicos em postos de saúde de cinco bairros

Voluntários pretendem retomar restauração do avião do parque Leopoldo Moritz

Com a assinatura do documento, as duas cidades começarão a construir parcerias, principalmente com foco nos mais jovens. “Agora vamos sentar e começar a ver o que pode ser feito. O objetivo é não perder nossa história”.

Durante a cerimônia realizada no gabinete do prefeito de Caravaggio, na sexta-feira, 18, os mandatários das duas cidades leram o documento formalizando o acordo entre Caravaggio e Botuverá.

Segundo o documento, a parceria entre os dois municípios visa a aprendizagem mútua entre a população, principalmente dos jovens.

“Damos especial importância a valorização da história, da emigração e imigração, a qual une nossas comunidades e sua gente. Devido à distância geográfica, o valor da parceria não será pelo aspecto financeiro, mas sim, pelo intercâmbio cultural”, diz o texto lido pelo prefeito de Botuverá na ocasião.

Leia:
Caminhoneiros aderem à greve nacional e fazem manifesto na rodovia Pedro Merizio

MP-SC processa Prefeitura de Brusque por falta de concurso público para a Fundação Cultural

Além de focar na valorização histórica e na ligação entre os dois municípios, a parceria prevê que, em comemorações históricas municipais, os parceiros visitem a cidade jubilar.

Uma avaliação de parceria ocorrerá ao final de três anos de acordo, e sugestões de alterações devem ser focadas dentro do espírito de desenvolvimento orientado para o futuro em comum acordo entre os parceiros.

“Me senti em casa na cidade de origem de nossos nonos e bisnonos ao ouvir falar nosso dialeto bergamasco”, finaliza o prefeito de Botuverá.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo