Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeito Jonas Paegle terá 12 dias de férias entre janeiro e fevereiro

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Prefeito Jonas Paegle terá 12 dias de férias entre janeiro e fevereiro

crédito da foto do jonas e do ari: Arquivo O Município as outras: divulgação

Página 3

Prefeito de férias
O prefeito Jonas Paegle sairá de férias no dia 30 deste mês por um período de 12 dias. O vice Ari Vequi assumirá interinamente a chefia do Executivo enquanto o titular estiver fora.


Nova secretária
Eliani Aparecida Busnardo Buemo aceitou o cargo de secretária de Educação de Brusque. Ontem, ela foi recebida pelo prefeito Jonas Paegle e pelo vice-prefeito Ari Vequi. A partir do dia 31 de janeiro, ela entra no lugar José Zancanaro, que pediu exoneração oficialmente por motivo de saúde. Para a nova gestora, o principal objetivo é ampliar a qualidade do ensino. “Queremos fazer um trabalho para melhorar a qualidade da Educação, observando sempre os aspectos administrativos e pedagógicos”.

Qualificação
Eliani tem mestrado em Educação e já atuou na pasta entre 1999 e 2000, no governo Hilário Zen. Ela esteve à disposição da rede municipal de ensino por 25 anos e há 28 anos é professora no Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A nova secretária tem forte atuação na Unifebe e já chegou a ocupar a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação na instituição, em 2009.


Ainda sem nome
Oito dias após o pedido de exoneração de Alonso Torres do cargo de secretário de Trânsito e Mobilidade, a Prefeitura de Brusque ainda não apresentou nome para ocupar o posto. Por se tratar de uma pasta importante, não há como manter a situação atual muito tempo. O município já sentiu na pele, desde 2015, os efeitos da interinidade na gestão pública.


Fogos comemorativos
O empresário Luciano Hang anunciou na sua página oficial no Facebook que irá financiar 13 minutos de fogos de artifícios “em comemoração a condenação de Lula”. Eles serão soltos às 13h de hoje, em Brusque. O local não foi informado. Os números, é claro, fazem alusão ao PT, partido do ex-presidente. Hang tem se envolvido mais diretamente na política e já disse que está aberto a conversas com os partidos para concorrer nas eleições de outubro.


Fomento renovado
A prefeitura publicou, na edição desta quarta-feira, 24, do Diário Oficial dos Municípios (DOM), três portarias de prorrogação do fomento para entidades. A administração, por meio da Fundação Cultural, aditou o termo com a Casa de Brusque por até quatro meses; com o Instituto Aldo Krieger (IAK) por até cinco meses; e com o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim também por até quatro meses. Esses termos servem para o repasse de recursos às instituições, que cumprem papel importante no incentivo à cultura no município.


Rigor com servidores
Consta também no DOM a prorrogação de um Processo Administrativo de Exoneração contra um servidor do Samae, que estava no estágio probatório. A comissão processante decidiu prorrogar o afastamento preventivo dele por mais 60 dias enquanto analisa. Outra portaria estende, pelo mesmo período, o prazo para a apresentação do relatório final sobre um processo administrativo disciplinar contra um dentista. Em ambos os casos não é detalhado quais faltas foram cometidas, apenas que infringiram artigos da legislação.


Contratação emergencial
O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, contratou emergencialmente um médico em caráter temporário e por 40 horas semanais para o município. Ele justificou, no Diário Oficial dos Municípios, que a ação é necessária porque a médica cubana contratada via Mais Médicos entrou em férias. Diante disso e por ser uma área essencial e de interesse público, a prefeitura buscou um profissional temporário.


Transporte universitário
A Prefeitura de Botuverá abriu nesta quarta-feira, 24, o período para o cadastramento para o transporte universitário. O prazo vai até o dia 31 de janeiro. Os interessados deverão comparecer à Secretaria de Educação, na rua João Morelli, 66, entre 8h e 11h30 e entre 13h30 e 17h. Os interessados devem falar com Nícia Cestari para obter o formulário a ser devidamente preenchido e entregue até a data especificada. Os estudantes devem levar uma foto três por quatro colorida recentes e cópias do comprovante de matrícula da universidade (fase/período), do comprovante de residência, do RG, do CPF, e do título de eleitor. O transporte é gratuito para as instituições de Brusque.


Governador nos EUA
O governador Raimundo Colombo abriu nesta quarta-feira, 24, o segundo dia do Seminário sobre Emergências Complexas e Desastres em Grande Escala, no Colégio Interamericano de Defesa, da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington (EUA). Colombo falou sobre as ações de mitigação e prevenção de ocorrências climática e disse que depois da tragédia que atingiu o Vale do Itajaí em 2008, o governo recebeu um estudo da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para minimizar os desastres naquela região. Esse trabalho, segundo Colombo, foi colocado em execução a partir de 2011. A barragem de Botuverá faz parte do estudo, mas, como se sabe, até agora continua no papel.


Correção
Diferentemente do que foi informado na matéria sobre o Torneio de Verão de Futsal publicada ontem, a primeira data da competição é de 26 de janeiro, não de fevereiro. O campeonato intermunicipal é uma realização da Liga Brusquense de Futsal e da Associação Desportiva do Vale do Itajaí (Adevi), e conta com apoio da Fundação Municipal de Esportes. Ainda é possível fazer inscrição no telefone 99612-0797, com Arlindo Vieira.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio