Prefeitura de Brusque faz balanço dos dois primeiros anos desta gestão
Panorama geral das secretarias foi apresentado nesta terça-feira
Panorama geral das secretarias foi apresentado nesta terça-feira
Na tarde desta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Brusque fez um balanço dos dois primeiros anos de trabalho desta gestão. O evento aconteceu no auditório da Uniasselvi, na Villa Schlösser, e reuniu todos os secretários, que prestaram contas sobre o trabalho realizado em 2017 e 2018.
O prefeito em exercício de Brusque, Ari Vequi, comandou a apresentação. Ele mostrou um panorama geral de todas as ações e obras realizadas em 20 áreas da administração.
Vequi relembrou a situação em que esta administração encontrou a prefeitura, após sucessivas trocas de gestão. “Havia muitos projetos parados, a secretaria de Obras sucateada. Recebemos várias heranças ruins e tivemos que lidar com isso no nosso primeiro ano de mandato. Além disso, a economia estava em crise, e Brusque que sempre foi muito pujante sentiu os reflexos”.
O prefeito em exercício destacou entre as principais obras desta gestão até o momento a reforma do pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof e também a assinatura do convênio de R$ 30 milhões com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para as obras da margem esquerda da avenida Beira Rio, que será no dia 19 de dezembro.
“O Departamento Geral de Infraestrutura, com seus engenheiros e arquitetos fizeram este projeto grandioso, que vai marcar a nossa gestão”.
O prefeito também lembrou que até o Natal, a avenida Beira Rio, nas proximidades da Unifebe, voltará a ser mão dupla, já que será feita a construção de uma rotatória aos fundos da instituição.
Na área da Saúde, Vequi destacou que em 2019 deve entrar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento do Santa Terezinha, e inauguradas as unidades básicas de saúde do Zantão, Emma II e Limeira.
Vequi também ressaltou o fato de a prefeitura encerrar o segundo ano de mandato com as contas em dia. “É muito difícil hoje uma prefeitura estar com a situação financeira que nos encontramos. Tudo isso é fruto de um trabalho de gestão e pretendemos continuar desta forma”.
O prefeito em exercício disse ainda que está bastante otimista para o próximo ano. “Tenho muita esperança para o futuro. Quando assumimos estávamos quase estagnados. Aqui, este local onde estamos, é a prova disso. Hoje temos a fábrica Renaux já com empresas funcionando, o River Mall, a Unifebe que vai iniciar o curso de Medicina. Com certeza, em 2019 Brusque estará muito melhor do que recebemos em 2017”.
Principais ações do biênio 2017/2018
Assistência social
– Ampliação do serviço de Família Acolhedora (duas para quatro famílias);
– Inauguração do Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua (Centro Pop);
– Inauguração do albergue para pessoas em situação de rua;
– Entrega de 15 moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida;
– Convênios com Apae (R$ 280 mil), Lar Menino Deus (R$ 102 mil) e Sagrada Família (R$ 252 mil)
– Convênio com Apae e Lar Sagrada Família para cessão de veículos
Controladoria Geral do Município
– Auditorias em diversos contratos;
– Realização do 1º Fórum da Transparência
Fundação Cultural
– Programa Ensaio Livre (disponibilização de estúdio gratuito para utilização de bandas locais);
– Lançamento do DVD A história do rock brusquense;
– Rock na Praça;
– Visitas guiadas na Villa Renaux
Defesa Civil
– Nova sede da Defesa Civil (inauguração dia 19 de dezembro)
Desenvolvimento Econômico
– Instituição do Serviço de Inspeção Municipal (SIM);
– Contratação de servidor efetivo para dar celeridade a abertura de microempresas
Departamento Geral de Infraestrutura
– Construção da UBS São Pedro; Rio Branco e Central;
– Construção da quadra coberta na escola Alberto Pretti, no bairro Limeira;
– Reurbanização da rua Luiz Machado;
– Reforma do telhado do pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof;
– Pavimentação da rua Nova Trento e calçadas da rua Azambuja;
– Pavimentação das ruas Bulcão Viana e São Leopoldo;
– Reformulação do projeto e nova licitação do PAC Sete de Setembro;
– Execução do PAC Nova Brasília;
– Reformulação do projeto e nova licitação da obra na rua Padre Antônio Eising;
– Entrega da ponte José Germano Schaefer, no bairro Rio Branco;
– Construção do albergue e do Centro POP
Secretaria de Educação
– Entrega de uniformes;
– Entrega de material escolar;
– Entrega de cinco salas de aula do Ensino Fundamental e Centro de Educação Infantil da escola Padre Theodoro Becker, no bairro Bateas;
– Revitalização das Escolas do Campo;
– Revitalização nos Centros de Educação Infantil (CEI) Adelina Zen, Sofia Dubiela e Marli Terezinha Benvenutti Buss;
– Implantação do projeto ‘Nossa Escola Nosso Lar’
Fundação Municipal de Esportes
– Bolsa atleta (em 2017 foram investidos R$ 490 mil, contemplando 70 atletas e em 2018, R$ 396 mil, contemplando 55 atletas);
– Bolsa técnico (investidos R$ 140 mil em 2018 para 25 técnicos);
– Realização e participação em competições de diversas modalidades
Fundema
– Mais de 100 palestras em escolas e empresas, 75 oficinas e formação de 98 agentes ambientais mirins (Sairinhas);
– Projeto PedalaCidade 2017 e 2018;
– Instalação de três estações inteligentes Smight em 2017;
– Instalação de 65 luminárias LED
Secretaria de Governo e Gestão Estratégica
– Gestão do Grupo Gestor;
– Projeto de humanização do atendimento nas UBS;
– Programa de Acompanhamento da Eficiência do Serviço Público (Paesp);
– Nova política de modernização da frota (terceirização);
– Planejamento estratégico da Prefeitura de Brusque
Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan)
– 895 solicitações diversas;
– 2.680 consultas prévias;
– 1.188 obras licenciadas (alvará de construção);
– 721 expedições de Habite-se;
– Certidão de desmembramento (arrecadação de R$ 40,2 mil);
– Unificação de área (arrecadação de R$ 2,9 mil);
– Retificação de área (arrecadação de R$ 5,2 mil);
– Loteamento (arrecadação de R$ 5,9 mil)
Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev)
– Realização do 1º Seminário do Ibprev;
– Início do Censo Previdenciário
Secretaria de Obras
– Em 2017 foram utilizadas para consertos, recapeamentos e novas pavimentações, 8.537 toneladas de asfalto. Até novembro de 2018 foram 12.718 toneladas;
– 46,3 toneladas de asfalto frio utilizado para consertos em 2017 e 32,4 toneladas até setembro de 2018;
– 19.963 metros de produção asfáltica com todas as camadas;
– 18 ruas pavimentadas com lajota, paver, paralelepípedo e concreto por meio de parceria comunitária;
– 7,5 mil tubos foram utilizados em 2017 para novos sistemas de drenagem, consertos e ligações de esgoto. Em 2018 foram 10,5 mil tubos para esses serviços;
– Execução das calçadas nas ruas Bulcão Viana, Edgar Von Buettner e Beira Rio;
– Enrocamentos em 17 regiões
Samae
– Aquisição de área e contratação de projeto executivo para a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cristalina;
– Projeto de eficiência energética no abastecimento de água;
– Aquisição de motocicletas em substituição à frota antiga;
– Aquisição de equipamentos para a ETA Central;
– Melhorias na rede de água dos bairros Santa Rita, Rio Branco, Santa Terezinha, Águas Claras e Cedro Alto;
– Implantação de rede de água no complexo esportivo municipal, localizado na Volta Grande
Secretaria de Saúde
– 336.860 consultas na atenção básica;
– 117.833 consultas especializadas;
– 27.859 atendimentos na odontologia básica;
– 364.865 atendimentos na atenção básica;
– 197.832 exames laboratoriais;
– 173.833 pessoas atendidas na farmácia básica;
– 14.334.627 medicamentos dispensados;
– 2.689 cirurgias realizadas;
– Criação do 0800 para cancelamentos de consultas e exames (0800-323-0156);
– 1.211 cirurgias de cataratas realizadas;
– 1.261 procedimentos em oftalmologia;
– 7.060 consultas em oftalmologia;
– Ampliação do horário do pronto-atendimento das 13h às 22h;
– Inauguração das UBS dos bairros Rio Branco, São Pedro e Centro;
– Nova sede da Vigilância em Saúde;
– Novo espaço do Caps;
– Convênio com Hospital Azambuja – R$ 22.201.571,04 (2017) e R$ 20.974.535,78 (2018);
– Convênio com Hospital Dom Joaquim – R$ 3.580.034,68 (2017) e R$ 3.246.635,27 (2018)
Secretaria de Trânsito e Mobilidade
– Reativação dos projetos de prevenção e educação no trânsito (transitolândia, anjos do trânsito e chega de blá blá blá – eduque pelo exemplo);
– Aquisição de caminhão, máquina de pintura e novos gabaritos para a equipe de sinalização;
– Aquisição de novos veículos para a Guarda de Trânsito de Brusque;
– Elaboração do projeto de lei para regulamentação dos motoristas de aplicativo;
– Elaboração de projeto de lei para modernização do serviço de táxi
Secretaria de Turismo
– Reforma do pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof;
– Ajardinamento e embelezamento da cidade com limpeza de praças e margens do rio
– Melhorias no Parque das Esculturas;
– Apoio da realização de eventos como Fenajeep e Pronegócio;
– Realização do Festival da Cuca, Fenarreco e desfile de Natal
Parque Zoobotânico
– Aquisição de novas espécies;
– Recebimento de 42 animais;
– Reativação de cinco recintos comunitários;
– Construção e manutenção de recintos;
– Atendimento de 6 mil alunos para projetos de educação ambiental;
– Criação de sala de educação ambiental do herpetário