X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque se manifesta sobre expedição de credenciais de estacionamento para autistas

A Prefeitura de Brusque, por meio da Procuradoria-geral do município, encaminhou nota para se manifestar a respeito de reportagem divulgada na semana passada, pela qual O Município noticiou a recomendação do Ministério Público para que o governo emita credenciais de estacionamento em vagas especiais também para autistas, o que não é feito até então. Inicialmente, […]

A Prefeitura de Brusque, por meio da Procuradoria-geral do município, encaminhou nota para se manifestar a respeito de reportagem divulgada na semana passada, pela qual O Município noticiou a recomendação do Ministério Público para que o governo emita credenciais de estacionamento em vagas especiais também para autistas, o que não é feito até então.

Inicialmente, o governo informa que a emissão de credenciais é feita com base no Código de Trânsito Brasileiro, no Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Veja também:
Reforma da previdência é o principal tema de manifestação em Brusque

Menino de 2 anos morre após cair em piscina, no bairro Santa Terezinha

Brusque vence Gaúcho (RS) e é o primeiro time se classificar no Brasileirão Série D

 

O governo cita a legislação para a negativa de credencial até então praticada.

“O artigo 47 do Estatuto da Pessoa com Deficiência dispõe sobre a necessidade de reserva de vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados. A prefeitura entende que, no que se refere ao público autista, em especial, trata-se de uma síndrome que pode ser caracterizada de diversas formas, sendo que algumas, não necessariamente, acarretam prejuízos à mobilidade e locomoção”.

Veja também:
São João Batista atende 63 alunos com deficiências na rede municipal de ensino

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Gêmeas de dois meses e meio morrem em casa, em Blumenau

Apesar de entender que nem todos os autistas têm dificuldade de locomoção, o Executivo informa que enviou um projeto de lei à Câmara, regulamentando a emissão de credenciais para esse público.

A lei estipula alguns requisitos, entre eles a certidão emitida pela Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (Ama), justificando que a pessoa com deficiência possui comprometimento de mobilidade.