Problemas de infraestrutura lideram pedidos de moradores à Câmara de Brusque no primeiro semestre de 2024
Sistema da Câmara de Vereadores registrou 400 indicações no período
Sistema da Câmara de Vereadores registrou 400 indicações no período
No primeiro semestre de 2024, foram enviados 400 pedidos de moradores à Câmara de Vereadores de Brusque. A maioria deles são de problemas na infraestrutura nos bairros do município. Os dados estão atualizados até o dia 12 de julho.
Entre os pedidos repassados à Secretaria de Obras, há reparo na pavimentação asfáltica das vias, obras de drenagem, instalação de placas de sinalização, operação tapa-buracos e ligação de tubulação.
Além disso, também há pedidos de interesse coletivo no município, como a instalação de banheiros públicos nas praças de Brusque, bebedouros para animais na avenida Beira Rio, melhoria da segurança nas ruas e manutenção nas Unidades de Saúde de Brusque.
Um dos vereadores que mais possui indicações acerca de problemas estruturais é Jean Dalmolin (Republicanos), presidente da Câmara.
“Acabamos atendendo esses problemas com frequência e os pedidos mais simples, como roçada e tapa-buracos, são resolvidos rapidamente. O que demora são os mais complexos que às vezes envolvem uma tubulação maior. Também vimos muitos pedidos para manutenção nas praças do município”, explica.
Além disso, ele afirma que o número de pedidos no período é normal e tem sido visto desde 2021.
Os pedidos mais recorrentes à Câmara são referentes à limpeza e roçada das vias. Juntos, eles aparecem 68 vezes na lista. Alguns pedidos cobram as duas ações na mesma rua.
Na sequência, está a pavimentação das vias de Brusque.
O tema está em 32 pedidos. A cobrança de reparos de buracos no município aparece 23 vezes nos pedidos.
Manutenção de drenagem e tubulação das ruas também é altamente cobrada pelos moradores. Elas aparecem 21 vezes nos pedidos.
Os bairros que mais registraram reclamações foram: Centro, com 44 pedidos, Rio Branco (44), Águas Claras (25) e São Pedro (25).
Apesar de haver 400 pedidos, diversas ruas e demandas aparecem mais de uma vez, mostrando que diversos moradores sofrem com a situação.
Algumas delas possuem pedidos registrados em janeiro e junho. Um exemplo é a rua Ernesto Bianchini, no bairro Rio Branco, em que há pedidos para instalação de redutores de velocidade e faixa de pedestre, roçada e eliminação de buracos. No total, são oito pedidos de melhorias na via.
Outra rua que também está em mais de um pedido é a João Bernardo Fischer, no São Pedro, com quatro reclamações. As melhorias são: instalação de sistema hidráulico e pavimentação. Ela é um exemplo de vias que aparecem mais de um pedido com o mesmo tema, mostrando que o problema não foi resolvido.
Já a rua Nova Trento, no Azambuja, aparece cinco vezes na lista. As cobranças são: roçada, instalação de redutor de velocidade, limpeza geral e construção de bueiros.
A rua Andreas Butsch, também no São Pedro, aparece quatro vezes nos pedidos. Eles são: solução de vazamento de água, roçada (dois pedidos) e adoção de medidas gerais.
As avenidas Dom Joaquim e Primeiro de Maio aparecem seis e cinco vezes na lista, respectivamente. Os pedidos são: instalação de redutores de velocidade e manutenção da via.
Difícil de aprender, cinquì perde popularidade em Botuverá e corre risco de extinção: