Procon-SC notifica a Yeesco, empresa líder de reclamações no ano
Empresa brusquense precisa atender a exigências para que órgão não abra processo administrativo
Empresa brusquense precisa atender a exigências para que órgão não abra processo administrativo
O Procon de Santa Catarina notificou, na última semana, a Yeesco, empresa líder de reclamações em 2024. Em até 20 dias, a empresa, que decretou recuperação judicial recentemente, deve enviar respostas a uma série de exigências. São centenas de pedidos atrasados que precisam ser solucionados.
Gigante do comércio eletrônico têxtil que atende a todo o Brasil, a Yeesco, localizada em Brusque, recebeu 715 reclamações formais apenas no Procon-SC em 2023 e 2024. A empresa também lidera o ranking do Zap Denúncias do Procon SC – todas sobre mercadorias não entregues. Entre as respostas exigidas, pelo Procon-SC estão:
1 – Esclarecer quais reclamações de consumidores foram atendidas e quais ainda estão pendentes;
2 – Anexar o comprovante de pagamento da restituição do valor devolvido a consumidores lesados;
3 – Anexar comprovante de entrega dos produtos que estavam atrasados;
4 – Anexar provas e explicações de defesa.
Em caso de descumprimento, o Procon-SC irá abrir um processo administrativo contra a Yeesco, de acordo com o Art. 56 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).
A Yeesco assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) em junho deste ano, na qual se comprometeu a pagar R$ 80 mil de indenização pelos atrasos nas entregas de produtos. A empresa chegou a acumular mais de 62 mil queixas registradas no site Reclame Aqui – o Procon de Brusque proibiu as vendas online da empresa no final de abril deste ano.
A empresa perdeu na Justiça as duas contestações que tentou, mas reconquistou o direito de voltar a vender pela internet com o TAC. Entretanto, as reclamações não cessaram. A Yeesco segue com muita dificuldade em cumprir seus acordos comerciais e tenta, com a recuperação judicial, evitar falência e cumprir seus contratos.
O Procon-SC informa que acompanha de perto a situação e que atua para não deixar nenhum consumidor lesado.
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Zap Denúncia – (48) 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Site do Procon-SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.
Além disso, o Procon-SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.
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