Programa de incentivo à prática de atividades físicas deve ganhar novas etapas
Brusque: Capital Nacional da Longevidade engloba saúde e prática de exercícios físicos
Brusque: Capital Nacional da Longevidade engloba saúde e prática de exercícios físicos
Quem passa diariamente pela avenida Beira Rio pôde observar o aumento no fluxo de pessoas praticando atividades físicas. Isto porquê, desde o dia 20 de janeiro, a prefeitura colocou em prática o programa “Brusque: Capital Nacional da Longevidade”. O projeto tem duração até o dia 28 de fevereiro e envolve oito tipos de atividades, desde caminhadas orientadas à muro de escalada.
Depois de uma semana do projeto em prática, o balanço é positivo. Segundo a secretária de Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, as expectativas foram totalmente superadas. “O programa se concretizou já no primeiro dia. A cidade é altamente participativa quando se oferece serviço de qualidade. As pessoas entenderam o recado e estamos muito satisfeitos”.
A média de público é variada. As modalidades mais procuradas, até o momento, são as caminhadas orientadas e as aulas de dança no período noturno, com aproximadamente 40 pessoas. E a própria Ana entrou no ritmo do programa . “Este projeto é, principalmente, para pessoas como eu, que vivem dando desculpas para não praticar uma atividade”. O programa também conta com distribuição de água e frutas durante os intervalos das atividades.
Segundo a secretária de Saúde, esta primeira etapa do programa tem duração até o dia 28 e serve como um ‘esquenta’. “É um pontapé inicial para uma série de ações que acontecerão durante todo o ano”. A ideia é que o programa tenha continuidade logo após o término desta fase e a expectativa é por novidades, como a inclusão de novas modalidades – que ainda serão discutidas -, bem como novas parcerias. “Neste primeiro momento, a prefeitura está com a coordenação geral, mas vamos contar ao longo do ano com parceiros que não puderem se efetivar neste primeiro momento”, afirmou Ana.
As modalidades que englobam o programa são aulas de ginástica, dança, caminhadas orientadas, bicicletada, rapel, muro de escalada, yoga e um passeio ciclístico que irá encerrar o programa.
Além dos profissionais que coordenam as atividades físicas, o programa também conta com enfermeiro da rede pública municipal, Márcio de Souza Pousa, que presta serviços como medição de pressão arterial, teste de glicemia e de Índice de Massa Corporal (IMC), além de passar orientações à população. O profissional da saúde está presente todos os dias na avenida Beira Rio, das 7 às 8h30 e das 19h às 20h30.
Passeio Ciclístico a ser realizado no fim da programação de verão.