Projeto Anjos de Luz usa música e religião para alegrar pacientes em Brusque
Veteranos do Coral da Paróquia Santa Terezinha criaram grupo que se apresenta semanalmente
Veteranos do Coral da Paróquia Santa Terezinha criaram grupo que se apresenta semanalmente
Levar conforto e alegria aos enfermos é um dos grandes objetivos do projeto Anjos de Luz. O grupo que se reúne semanalmente para apresentações nos corredores e quartos do Hospital Azambuja vem crescendo ano após ano e ampliando o projeto, que atende também asilos e realiza doação de sangue e ações com moradores de rua.
A ideia iniciou depois que um saudosista grupo de ex-membros do Coral da Paróquia Santa Terezinha, dos anos 1980, decidiu realizar um reencontro, ainda em 2016. Na ocasião, cerca de 150 pessoas se fizeram presentes. Surgiu, então, a intenção de criarem a iniciativa filantrópica, utilizando o talento em comum entre todos: a música.
Veja também:
Levantamento mostra presença de vereadores de Brusque nas redes sociais
Prefeitura pretende desativar teleférico do parque Zoobotânico
Paraenses que moram em Brusque criam alternativas para viver a cultura do estado
A partir daí eles começaram a tocar e cantar músicas religiosas no Hospital Azambuja. Atualmente, as apresentações são semanais, todas as segundas-feiras. Mensalmente o grupo visita também um asilo. A ideia vem gerando muito resultado, e nas redes sociais o engajamento do público é positivo.
Além disso, a iniciativa incentivou mais pessoas a fazerem o bem, conforme explica Luciana Ferreira, integrante do Anjos de Luz. “Nós fomos convidados por um grupo de Lages que queria conhecer nosso projeto e fazer um também. Viajamos até o município, trocamos experiências e hoje eles realizam o mesmo trabalho por lá”.
“Fazer o bem nos faz bem”
Com o lema “fazer o bem nos faz bem”, o grupo faz apresentações temáticas com fantasias nas datas festivas e religiosas, como Carnaval e Páscoa. Com isso, trazem alegria e um sorriso no rosto dos pacientes. “Já tivemos relatos de pessoas que falaram que um determinado paciente havia passado a semana inteira sem sorrir, e quando chegamos ele abriu o sorriso”, diz Luciana.
Veja também:
Deputada federal Joice Hasselmann estará em Brusque em abril
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Justiça do Trabalho manda Urbanizadora de Blumenau recontratar 567 funcionários
Segundo ela, muitos dos doentes chegam a ficar de 30 a 90 dias internados no hospital. Também integrante do projeto, Tania Regina Winter Baltert diz que é possível dar forças para pessoas enfermas. “É bom saber que estamos fazendo a diferença para alguém. São pessoas que sofreram acidentes, e a gente acompanha essas histórias. Em algumas ocasiões eles, ao receberem alta, nos convidam para visitar suas casas”.
Trazendo palavras de conforto e quebrando a monotonia do ambiente hospitalar, os Anjos de Luz são bem-vindos por onde passam. “Muitos deles vem aos corredores para nos ouvir, outros pedem pra que a gente vá até seus quartos. Na UTI, em que não podemos entrar, nós cantamos lá fora e mais tarde muitos dizem que ouviram lá dentro e se emocionaram”.