Projeto de tatuador brusquense atrai centenas de mulheres vítimas do câncer de mama
Desde 2016, Ivo Buss realiza trabalho voluntário na reconstrução da aréola do mamilo
Desde 2016, Ivo Buss realiza trabalho voluntário na reconstrução da aréola do mamilo
Em alguns tratamentos do câncer de mama, ocorre a cirurgia de retirada do seio, chamada de mastectomia. Após a recuperação, é possível realizar a operação de reconstrução da mama, que também pode deixar cicatrizes.
Com o objetivo de ajudar na melhora da autoestima, que nasceu o projeto Menos Cicatrizes e Mais Flores, do tatuador brusquense Ivo Buss, 31, há mais de três anos.
Ele e a esposa, Ana Claudia de Souza Buss, mantêm o projeto que faz a reconstrução da aréola e do mamilo por meio da pigmentação. Desde 2016, centenas de mulheres já procuraram por ele, do Brasil inteiro, para um atendimento gratuito.
De acordo com Buss, a procura é grande e ele até perdeu a conta quantas entraram em contato. Inclusive de mulheres que ainda estão em tratamento, que poderão passar pelo procedimento após se recuperarem da cirurgia.
“Tentamos fazer uma ou duas mulheres por semana, conforme é possível pela agenda do estúdio, pois os horários andam juntos”, explica.
Sem apoiador ou patrocinador, Buss ressalta que o estúdio de tatuagem dele financia o projeto. O casal fez o planejamento dos custos antes mesmo de iniciarem a ação, pois sabiam que as despesas seriam altas. “Algumas vêm de outras cidades e estados, a viagem fica por conta delas”, diz.
Mesmo com as dificuldades, a recompensa é o sorriso das mulheres, com o impacto na autoestima. “A melhor recompensa é isso, é fazer a diferença na sociedade. Também, é demonstrar que a tatuagem não é coisa de marginal, mas que pode fazer muito bem para as pessoas”, finaliza.
Em 2017, o casal chegou a participar do programa Amor & Sexo, que era transmitido pela Rede Globo e apresentado por Fernanda Lima. Além disso, o projeto foi tema de documentário.
Para participar do projeto, é necessário ir até o estúdio de tatuagem de Ivo, com a autorização do médico, para uma conversa. “Aí a gente agenda um horário para fazer o trabalho, sem custo nenhum”, diz.
Mulheres interessadas podem entrar em contato com Buss pelo telefone ou WhatsApp 47 98860-5486.