Projeto escolar cria horta comunitária na Cristalina
Escola de Ensino Fundamental (EEF) Edith Krieger Zabel trabalhou com seus alunos em diversas frentes
Escola de Ensino Fundamental (EEF) Edith Krieger Zabel trabalhou com seus alunos em diversas frentes
O projeto “Aromas e Sabores: Chás e Temperos” foi criado em 2018 na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Edith Krieger Zabel, na localidade Cristalina, bairro Dom Joaquim, para crianças do 1º ao 5º ano, com a construção de uma horta comunitária em atividades que reforçassem a relação das crianças com alimentos e especiarias naturais, além dos valores nutritivos.
Diversas atividades foram realizadas além da horta, trabalhando a organização dos alunos em conteúdos de história, português, biologia e matemática a partir da agricultura e da culinária.
A horta comunitária foi construída no trevo em frente à escola, e equipamentos como pás e regadores foram criados a partir de reutilização e reciclagem. Até mesmo um calendário agrícola foi construído pelas crianças, com o auxílio de um agricultor local. Foram registrados os meses de plantio e colheita de cada item cultivado.
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Cerca de 30 mudas de diferentes chás e temperos foram plantadas pelos alunos na horta comunitária. Foi realizado um acompanhamento com as crianças de cada passo do desenvolvimento das plantas e dos cuidados com a horta.
De acordo com o relatório oficial do projeto, a comunidade participou efetivamente do trabalho e também deverá desfrutar dos chás e temperos ali plantados. Todas as mudas foram disponibilizadas pelas famílias da comunidade.
Tudo teve início com “A Galinha Ruiva”, história que relata o delicioso cheiro de bolo de milho. Com o conto sendo repassado às crianças, foram iniciadas discussões em sala de aula sobre aromas e sabores da comida servida na escola pelas merendeiras.
Alunos do 4º e do 5º ano ainda fizeram pesquisas sobre a história das especiarias. Uma das principais metas da atividade foi verificar que há diferentes tipos de solo para cultivar diferentes tipos de temperos e chás. Esta foi a partida para o trabalho com a composteira da escola e os estudos sobre os nutrientes necessários no solo para o cultivo.
Foram produzidos aromatizadores dos chás e temperos cultivados para serem entregues no Dia das Mães e no Dia dos Pais. Ao fim do ano letivo, os alunos puderam levar diferentes temperos para casa.
O ápice do projeto foi a confecção de um livro de receitas. Algumas das receitas, a maioria de chás, foram postas em prática dentro do projeto, para degustação das crianças.
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