Promessa Olímpica

Brusquense André Eduardo Gohr é selecionado para treinar na Suíça

Promessa Olímpica

Brusquense André Eduardo Gohr é selecionado para treinar na Suíça

O brusquense André Eduardo Gohr, 17 anos, vive um momento único em sua carreira, também histórico para a já reconhecida tradição do ciclismo da cidade. É a primeira vez que um atleta de Brusque é selecionado para treinar no Centro Mundial do Ciclismo da União Ciclística Internacional (UCI), em Aigle, na Suíça. Gohr recebeu o convite da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para treinar na prova em que é especialista, o ciclismo de estrada.
Segundo o atleta, o COB o levou à Europa com a intenção de formá-lo como atleta olímpico. O brusquense viajou ontem para a cidade europeia, onde deve ficar por um período de três meses. Lá, treinará diariamente para duas competições mundiais que ocorrerão neste segundo semestre: os Jogos Mundiais da Juventude, na China, e o Mundial de Ciclismo, na Espanha. O retorno a Brusque será em outubro.

Sonho realizado

Gohr apresentou um misto de emoção e alegria ao comemorar o convite para treinar na Suíça. “Foi um sentimento de felicidade imensa. Um sonho realizado”. O ciclista já participou de torneios sul-americanos. Foi, inclusive, campeão no Uruguai em 2012, na Volta Internacional da Codecam. No entanto, será a primeira vez que o brusquense terá maior contato com atletas de outros continentes. “Vou treinar e competir na Europa, onde o esporte é valorizado. É o centro do ciclismo no mundo”, comenta, na expectativa de ganhar evolução com a oportunidade.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Deivis da Silva, afirma que é uma vitória não só do ciclista, mas também de Brusque. “O convite para que ele participe deste ‘laboratório’ na Suíça durante alguns meses é um troféu para ele e um orgulho tanto para nós como para toda a comunidade brusquense”.
A possibilidade de representar o Brasil nas Olimpíadas também empolga o atleta. O desempenho do Brasil no ciclismo, contudo, não é dos melhores. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a melhor colocação do país nos 250 quilômetros de estrada foi um 32º lugar, entre 145 atletas. De acordo com Gohr, a busca pela renovação e evolução dos atletas na modalidade são justamente os fatores que levaram o COB a apostar no atleta.
Comemoração em família

A oportunidade de treinar na sede da UCI foi celebrada duplamente na família de André Eduardo Gohr. Ele tem em casa, no incentivo de seu pai e treinador, Eduardo Gohr, a inspiração para competir pela modalidade. O último, que hoje comanda os atletas da Brucicle, é mais um dos ex-ciclistas da cidade que viveram o período de ouro da modalidade incentivados pela empresa Schlösser no início da década de 1980. Também representou a cidade nos Jogos Abertos de Santa Catarina. Agora longe da rotina de treinamentos do filho, Eduardo acredita que a experiência trará bons resultados. “É a primeira vez que ele ficará por tanto tempo longe da família. Vai dar saudade, mas ele está realizando o seu sonho”, lembra.

O período de treinamentos na Suíça também servirá como um teste para André. Segundo Eduardo, a intenção é que ele passe o ano de 2015 na sede da UCI, onde deve realizar uma preparação intensa. A possibilidade de ver o atleta representar o país no Rio de Janeiro é remota, segundo o pai, que mostra entusiasmo com uma possível participação na edição seguinte, em Tóquio, no Japão. “Ele é, sim, uma promessa olímpica. Está sendo claramente observado pela comissão técnica do COB. Acredito que nas Olimpíadas do Rio, em 2016, não será convocado. Mas a esperança é de que em 2020 ele esteja no quadro de atletas que vão ao Japão”.

 

Sobre a UCI
A União Ciclística Internacional (UCI) é uma associação internacional formada pelas federações ciclísticas de diversos países. A sede da UCI, conhecida como Centro Mundial do Ciclismo, oferece estrutura para todas as modalidades olímpicas do ciclismo: bicicross, pista, estrada e mountain bike. Em 2004, foi construído no local um velódromo de 200 metros, todo coberto. É a única neste estilo. A UCI também é responsável pela organização de campeonatos mundiais.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio