X
X

Buscar

Qual é o perfil dos candidatos a deputado estadual e federal da região de Brusque

Saiba a escolaridade, idade média, naturalidade e outras informações deles

A maior parte dos candidatos a deputado estadual de Brusque e região tem Ensino Superior, é casado e se considera branco. O Município analisou os dados declarados pelos concorrentes ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entender o perfil daqueles que pretendem representar a população no parlamento.

Os números revelam que dos dez candidatos à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), seis são casados, três solteiros e um divorciado. Apenas um – Álisson Castro, do PSOL – declarou-se de cor preta (a nomenclatura é a mesma usada pelo TSE e pelo IBGE).

Veja também:
Das sete eleições desde redemocratização, Brusque votou diferente do Brasil cinco vezes 

Rotary Club leva jovens brusquenses para conhecer outras culturas 

Julgamento das contas de Ciro Roza deve ser retomado em até 30 dias

Castro também é o único candidato natural de outro estado. Ele é de Itaituba, no Pará. Os outros não-brusquenses de nascimento são Jean Pirola (PP), de Criciúma; Serafim Venzon (PSDB), de Botuverá; e Osmar Vicentini, de Guabiruba.

Já com relação ao grau de escolaridade, a maior parte, sete, tem Ensino Superior. Somente um, Cleiton Bittebrunn (PRP), conforme o TSE, possui o Ensino Fundamental incompleto.

Ele também faz parte de um grupo de três candidatos cuja ocupação declarada à Justiça Eleitoral é vereador. Os outros dois são Marcos Deichmann (PATRI) e Pirola.

As outras ocupações são: dois professores de ensino superior, e um historiador, deputado estadual, agente administrativo, empresário e advogado. Somente Shirlene Cecatto (SD) representa as mulheres.

A média de idade entre os dez é de 46,7 anos, acima dos postulantes à Câmara Federal da região.

Candidatos à Câmara dos Deputados são todos brancos

Dentre os concorrentes a deputado federal, o cenário é semelhante ao dos estaduais, mas há duas diferenças que se sobressaem. Nenhum se declarou de cor preta.

Por outro lado, a representatividade feminina – tão pregada pelos partidos – é bem mais forte. Dos sete, duas são mulheres: Kátia Costa (PSOL) e Sabrina Avozani (NOVO).

A média de idade é menor do que a registrada entre os candidatos à Alesc: 32,2 anos. Além disso, nenhuma profissão se destaca. Há um profissional de cada área.

Veja também:
Preservação e pavimentação de rua mobilizam moradores do Jardim Maluche

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Nova lei pune assédio em ônibus e divulgação de fotos íntimas

De acordo com o TSE, seis dos sete têm Ensino Superior completo. A exceção é Sabrina Avozani, que tem Ensino Médio completo.

Ela também integra o grupo de candidatos de fora do estado, que são a maioria. Sabrina é natural de Tapera (SP). Ernani Godoy, o Banana (PSB), é de Santo André (SP); Sebastião Lima (PSDB), de Curitiba (PR); e Jocimar dos Santos (DC), de Jardim Alegre (PR).

Os únicos catarinenses são Paulo Sestrem (PRP) e Michel Belli (PPS), de Brusque, e Kátia Costa, de Florianópolis.