Receita Federal de Brusque alerta para golpe contra entidades
Criminoso pede pagamento em troca de suposta carga de mercadorias apreendidas
Criminoso pede pagamento em troca de suposta carga de mercadorias apreendidas
A agência de Brusque da Receita Federal alerta para um golpe que está sendo tentado contra entidades beneficentes, ONGs e outras instituições do terceiro setor na cidade.
De acordo com o comunicado, o golpe funciona da seguinte forma: uma pessoa se identifica como servidor da Receita Federal, às vezes, diz que é aposentado.
O golpista capta as possíveis vítimas por meio de ligação telefônica ou por aplicativo de mensagens. Ele ainda envia fotos facilmente identificadas como comuns da internet.
O criminoso também encaminha áudios de supostos dirigentes da Receita Federal, que dizem que o porto ou unidade da Receita Federal de algum local (Imbituba, por exemplo) está cheio de mercadorias apreendidas e precisa ser “aliviado”.
Segundo a Receita, no áudio, todo e qualquer argumento é no sentido de dizer que tem disponível mercadorias para “pronta entrega” e oferece-se um, dois ou mais contêineres, dependendo da recusa ou desconfiança da pessoa contatada.
Com a confiança firmada, vem a parte do prejuízo: o golpista pede que a entidade pague um frete da suposta unidade da Receita Federal onde encontram-se as mercadorias até o destinatário final.
“Informamos que toda e qualquer habilitação das entidades para a destinação de mercadorias apreendidas é previamente convertida em Processo/Dossiê Eletrônico e será acompanhada pela entidade. Não existe qualquer possibilidade de urgência para ‘alívio’ de estoque, pois todo o procedimento é auditado (AGU, TCU e Controle Interno)”, comunica a Receita Federal local.
“Quando a entidade estiver com a documentação completa e for contemplada, será comunicada desse fato, por escrito, passando-se a fase das tratativas da remessa efetiva das mercadorias direto com a entidade”, completa.
O órgão informa, ainda, que existem 2 tipos de destinações de mercadorias apreendidas: ONGs que promovem a Educação Fiscal e ONGs em Geral.
Mais informações podem ser obtidas no site da Receita Federal. Na página também possível se informar sobre documentos necessários e consultar doações já efetuadas.