Saiba como está a situação das estações inteligentes e do sistema de compartilhamento de bicicletas de Brusque
Acibr encaminhou ofício para a prefeitura cobrando informações sobre os equipamentos
Acibr encaminhou ofício para a prefeitura cobrando informações sobre os equipamentos
A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) encaminhou ofício à Prefeitura de Brusque cobrando informações sobre o projeto das estações inteligentes, instaladas no município em 2017, dentro do projeto ‘50 parcerias municipais pelo clima’ com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha.
A presidente da Acibr, Rita Cássia Conti, afirma que a entidade quer saber como está a questão técnica das estações inteligentes e também do sistema de compartilhamento de bicicleta, que foi inaugurado, mas até hoje não entrou em funcionamento.
“Solicitamos essas informações até para dar um retorno para os empresários alemães. É uma via de mão dupla, temos que mantê-los informados. Pretendemos também envolver o Observatório Social para aprofundar essa questão dos problemas técnicos. Acho muito importante que a cidade tenha essas inovações, mas não podemos abandoná-las. Temos que evoluir esses assuntos porque são importantes para todos”.
Danielle Heil, coordenadora da Parceria Climática Brusque-Alemanha, explica que as estações Smight possuem cunho científico, por este motivo, podem alcançar resultados positivos ou negativos.
De acordo com ela, as estações instaladas em Brusque apresentaram resultados negativos, em razão do clima e peculiaridades da cidade, o que pode, eventualmente, gerar a descontinuidade do projeto.
“Está sendo realizado um árduo trabalho para tentar solucionar os problemas das estações Smight”, diz.
Danielle destaca que em setembro do ano passado, a Alemanha enviou peças para reparos técnicos nas estações instaladas em Brusque, totalmente custeadas pela empresa alemã que é parceira do projeto.
A coordenadora informa que as três estações instaladas em Brusque – na praça Barão de Schneeburg, na praça Sesquicentenário e na Unifebe – estão operando, dentro da viabilidade do município.
“Resta conferir dados com relação a ruído e luminosidade pelos profissionais técnicos, sendo que várias peças foram substituídas, porém, há alguns dispositivos ainda inoperantes e deficientes, especialmente com relação a temperatura”.
Sobre o sistema de compartilhamento de bicicletas, Danielle afirma que deve funcionar em breve, já que a prefeitura contratou uma empresa para fazer a manutenção do sistema que estava inoperante, com fornecimento de peças.
“É importante destacar sobre a necessidade dos usuários terem consciência no zelo do patrimônio público e não vandalizarem as bicicletas e devolverem nos locais adequados de compartilhamento de bicicletas”.
Na teoria, as estações inteligentes Smight contam com iluminação led, roteador de internet wi-fi e carregamento de veículos elétricos. As estações também foram criadas com o objetivo de medir a temperatura00 e auxiliar na coleta de dados para o tráfego de veículos no município.
Brusque foi a primeira cidade da América Latina a receber os equipamentos.