Saiba quem foi Renata Schumacher, proprietária de tradicional churrascaria de Guabiruba
Ela faleceu nesta sexta-feira, 17, aos 91 anos
Ela faleceu nesta sexta-feira, 17, aos 91 anos
Renata Schumacher Kormann, proprietária da churrascaria Schumacher, faleceu aos 91 anos em Guabiruba nesta sexta-feira, 17. Conhecido como “Schuma”, o estabelecimento foi comprado por Renata e seu marido, Harry Kormann, em 1974, com 12 anos de funcionamento.
Ele havia sido fundado em 1962 por Osvaldo Schumacher. No início, começou a atrair não apenas os moradores da pequena cidade, mas principalmente, os de Brusque, que vinham sábado e domingo almoçar no local.
Após a entrada de Renata e Harry no negócio, o carro-chefe do restaurante se tornou a culinária típica alemã. O marreco recheado e o eisbein (joelho de porco) foram apreciados por muitas pessoas, não apenas moradores de Guabiruba ou de Brusque, mas de várias cidades do Brasil e até de outros países, que sempre saíam encantados com a hospitalidade do local e a boa comida.
O tradicional restaurante fechou as portas em dezembro de 2022 e, nos últimos anos de funcionamento, Renata comandava a cozinha. Ela fazia questão de ir ao restaurante todos os dias pela manhã.
“As cozinheiras chegavam aqui às 7h para fazer o fogo e esquentar o fogão, mas quando elas chegavam a mãe já tinha acendido, ela gostava muito de fazer isso”, contou o filho de Renata, Orides Kormann.
Além de comandar a cozinha, outro ponto forte de Renata era o contato com as pessoas. Segundo ela mesma, isso era uma das coisas que ela gostava de fazer.
“A idade está aí, eu tenho pena, porque eu gosto de lidar com o público. Meu Deus, como vem gente de fora, até do Rio de Janeiro e São Paulo”, contou Renata ao O Município em 2017.
Leia também:
1. Rua no Águas Claras começa a ser asfaltada após mais de dez anos de espera da comunidade
2. O que sempre me perguntam por eu ser brusquense
3. Festas de igreja e muito mais: confira seis coisas para fazer em Brusque e região no fim de semana
4. Entenda a fila de espera dos atendimentos pelo SUS de crianças autistas em Brusque
5. Três brusquenses participam do IronMan Brasil neste fim de semana
Fiéis vão até Rondônia em busca de madeira para bancos de capela no Aymoré: