Ir para o conteúdo

Estudo para transformar GTB em Guarda Armada: o que diz o prefeito André Vechi

Prefeito explicou que secretário de Trânsito está trabalhando no levantamento dos dados

O prefeito de Brusque, André Vechi (PL), falou sobre a proposta do vereador Felipe Hort (Novo), para realização de um estudo técnico sobre a transformação da Guarda de Trânsito de Brusque em uma Guarda Armada. O chefe do Executivo explicou que estudos já estão sendo feitos há alguns meses.

O prefeito foi questionado sobre sua opinião acerca da possibilidade de mudança no órgão. Vechi respondeu que trata-se de um estudo complexo e que para ter uma melhor opinião sobre a transformação é preciso esperar os levantamentos.

“Envolve também uma questão legal, vai transformar a GTB em Guarda Armada? Vai criar a Armada e manter as duas? Qual o custo disso? Não só sobre o salário das pessoas, mas de armamento, de estrutura, de viaturas. Tem todo um contexto muito mais amplo que precisa ser levantado”.

Entretanto, André Vechi afirmou que já deu carta branca para o secretário de Trânsito, Emerson Andrade, para fazer o estudo. “Já estamos verificando esse estudo há alguns meses, desde que o Emerson assumiu. Temos que ter o estudo, assim, estaremos discutindo em audiência pública, conversando com as entidades para ver se esse é o momento ou não.

"Porque há os prós e contras que precisam ser muito bem ponderados. Não só envolve custos, mas também a questão da relação institucional com Polícia Civil, Polícia Militar”, diz.

Desta forma, também entender se esta transformação é uma prioridade ou se há alternativas que podem ser mais eficientes. Ele cita como exemplo o concurso para ampliar o número de guardas de trânsito na região. Com o processo, o prefeito espera que a GTB possa assumir todos os acidentes de trânsito. Atualmente, a Polícia Militar é acionada para atender os chamados de acidentes com vítimas.

“Então, para que a Guarda possa assumir também esses acidentes, e a Polícia Militar, ao invés de cuidar de acidentes de trânsito, estará na rua, no trabalho ostensivo, combatendo a criminalidade”, ele menciona ainda que essa possibilidade também já foi abordada com o comandante da Polícia Militar e o delegado regional da Polícia Civil.

Ao comentar a proposta do vereador Felipe Hort, Vechi menciona ser um requerimento tardio, pois o estudo já está sendo trabalhado. Na proposta apresentada por Hort, na tarde de quinta-feira, 10, na Câmara, a vereadora Bete Eccel (PT) foi contra o projeto, argumentando que em seu ponto de vista a GTB deve estar focada somente em questões relacionadas ao trânsito. O prefeito disse que o estudo é necessário até para que se possa ser discutido com maior prioridade, "inclusive, a própria vereadora", finaliza.


Assista agora mesmo!


Festa do Búfalo marcou época em Botuverá com carne exótica, acampamento e jipeiros:


Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias