Movimento intenso e acidentes: o que deve mudar no cruzamento da avenida Primeiro de Maio, em Brusque
Dois dias seguidos registraram colisões nesta semana
Nesta semana, Brusque teve dois dias seguidos com acidentes no cruzamento da avenida Primeiro de Maio com a Getúlio Vargas, no Centro II. Diante disso, o jornal O Município conversou com empresas da região para ouvir as principais demandas sobre o trecho.
O primeiro acidente ocorreu no fim da tarde de quarta-feira, 10, envolvendo uma picape e um patinete elétrico. Já a segunda colisão aconteceu no início da manhã de quinta-feira, 11, entre dois carros.
Um funcionário de uma empresa localizada na avenida Getúlio Vargas contou que já presenciou diversos acidentes no local, inclusive a colisão entre os carros na quinta-feira. Para ele, um dos problemas é a sinalização. O homem relata que vê, com frequência, motoristas invadindo a contramão e desrespeitando a preferência.
“Vários motoristas se enfiam na frente, até que um homem fechou o outro e eles bateram. Claro que, nesses casos, a culpa foi dos motoristas, mas acho que a sinalização poderia ser melhor”, relatou.
Ele ainda afirmou que a sexta-feira costuma ser o dia da semana com mais registros de acidentes no cruzamento.
Já um funcionário de uma empresa na avenida Primeiro de Maio disse que também testemunhou vários acidentes e que, apenas observando o fluxo de veículos na via, consegue perceber quando houve alguma colisão.
Para ele, a imprudência e a pressa dos motoristas são as principais causas dos acidentes, já que o trecho tem grande movimento.
“Uma vez o sinal abriu apenas em um sentido, o motorista avançou e outro furou o sinal. Quase se atingiram. Muitas vezes é isso que provoca os acidentes”, comentou.
Planos da Setram para o trecho
A reportagem entrou em contato com o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Andrade, para saber como a pasta avalia a situação do cruzamento. O principal ponto destacado por ele foi a falta de atenção dos motoristas.
Segundo o secretário, a Setram, em conjunto com a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), estuda os acidentes para identificar as causas, e na maioria dos casos o condutor é o responsável.
“O local é amplo, sinalizado e iluminado à noite. Quem presta atenção no trânsito dificilmente vai se envolver em um sinistro. Pode até se envolver, mas não será o causador do acidente”, explicou.
Ele afirmou ainda que a pasta percorre o município com um plano de revitalização da sinalização das ruas, sendo que os cruzamentos são um dos principais desafios. Além disso, o local deverá receber semáforos inteligentes a médio prazo.
Questionado se o cruzamento será revitalizado em breve, Emerson disse que os serviços são contínuos e seguem uma programação, baseada também nas demandas da população e dos vereadores. Um prazo específico, porém, não foi informado.
“Os semáforos farão uma leitura mais dinâmica do que é feito hoje. Com os próximos recursos, poderemos dar mais segurança ao trânsito e tornar o fluxo de veículos mais leve. Isso com certeza será um avanço para o município”, concluiu.
Leia também:
1. Merendeira de Brusque que faleceu nesta quinta-feira teve receita divulgada em livro de culinária; colegas prestam homenagem
2. Inusitado: coletores de Blumenau são suspensos após cena com boneca sexual encontrada no lixo
3. Festa junina, de igreja e mais: confira seis coisas para fazer no fim de semana em Brusque
4. Seis a cada dez partos em Brusque em 2024 foram por cesariana
5. Prefeito de Brusque e esposa ajudam a socorrer mulher vítima de agressão na Beira Rio
Assista agora mesmo!
Festa do Búfalo marcou época em Botuverá com carne exótica, acampamento e jipeiros:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias