MP-SC rejeita pedido de investigação sobre violação de diretos no presídio de Brusque
Caso foi arquivado por falta de elementos comprobatórios da denúncia
O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) rejeitou o pedido de investigação sobre possíveis violações de direitos de presos no Presídio Regional de Brusque.
A denúncia foi encaminhada pela Ouvidoria Nacional do Disque Direitos Humanos, mas acabou arquivada por falta de elementos que comprovassem os atos narrados, o que inviabilizou a abertura do procedimento investigativo.
Segundo o denunciante, os detentos estariam sofrendo abusos psicológicos dentro da unidade, como uso de bombas de efeito moral e spray de pimenta, além de não estarem recebendo as cartas enviadas pelos familiares. Além de afirmar que os presos estariam sendo acordados de madrugada e obrigados a ficarem nus enquanto cães os lambiam.
Por lei, qualquer pessoa, instituição ou autoridade pode apresentar uma denúncia de violação de direitos humanos. Nesse caso, o MP-SC avaliou que o relato foi, possivelmente, feito por um familiar de detento.
O órgão destacou a falta de aprofundamento nos fatos apresentados pelo denunciante, além da ausência de informações completas sobre as supostas vítimas. Também foram realizadas vistorias, atendimentos internos e entrevistas presenciais para apurar o teor da denúncia, mas nada foi constatado.
Nenhuma outra denúncia semelhante foi recebida pelo MP-SC, o que, segundo a promotoria, reforça a inexistência de elementos que justifiquem a abertura de uma investigação. Diante desse conjunto de fatores, o pedido foi indeferido e a denúncia, arquivada.
O denunciante ainda poderá reunir novas informações e apresentá-las ao órgão, que então poderá reavaliar a decisão.
Leia também:
1. Brusque conquista título estadual da Extra Liga SC de Handebol Sub-14
2. Carro fica preso em árvore após cair em ribanceira, em Botuverá
3. Censo: Guabiruba tem 11 crianças e adolescentes que vivem em união conjugal, mesmo proibido por lei
4. Marlon Sassi comenta prioridades do mandato para o biênio 2025-2027 na Acibr
5. PMRv divulga como aconteceu acidente com duas mortes na rodovia entre Brusque e Nova Trento
Assista agora mesmo!
Como a caverna de Botuverá foi encontrada na década de 1950:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias