Senai Brusque forma três turmas dos cursos de aprendizagem
Após 800 horas, alunos receberam os seus certificados na noite de quinta-feira, 19
Após 800 horas, alunos receberam os seus certificados na noite de quinta-feira, 19
O auditório da unidade Brusque do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) sediou, durante a noite desta quinta-feira, 19, a formatura das turmas de Aprendizagem de Desenhista de Produto de Moda, Assistente Administrativo e Eletricista de Manutenção. Diante de lideranças, professores, pais e amigos, os 103 estudantes receberam os seus certificados após um ano de muito conhecimento aliado à prática.
“Esse ano de curso foi de bastante aprendizado”, comenta Liana Caroline Thomaz, de 16 anos de idade, formanda da turma de Aprendizagem de Assistente Administrativo. “A gente se esforçou bastante e aprendeu coisas novas, que vão levar para a vida toda. Vai abrir muitas portas pra gente. Além de termos aprendido a matéria em si de administração, a gente aprendeu a ser paciente, a trabalhar em equipe e a entender e escutar o próximo”, completou.
Uma das experiências que mais marcou Liana foi a vivência de uma empresa fictícia montada dentro de sala de aula. Com metas a cumprir e a pressão do mundo corporativo, ficou a experiência de começar no mercado de trabalho já entendendo todos os seus trâmites. “Quando a gente não entregava no tempo certo, era bronca, era gente sendo ‘demitida’. A gente aprendeu que temos que ter prazos e ser eficiente (…) agora tenho a ideia de fazer uma faculdade semelhante como ciências contábeis ou administração”, continua.
As três turmas do período vespertino iniciaram suas aulas no início do segundo semestre do ano de 2017. Nos encontros diários, os estudantes aprenderam, através de conceitos teóricos e práticos, noções avançadas sobre administração de empresas, desenho de moda e manutenção elétrica de equipamentos. Para o diretor do SENAI Brusque, Julcimar Luis Machado, é possível comparar esta etapa da carreira dos jovens como a construção de uma base sólida para uma edificação.
“Aprendem uma série de valores que desenvolvemos lá”, frisa o diretor. “Além de uma série de características que a indústria valoriza. É a educação que define o futuro. O aluno aprende que se qualificando ele vai melhorar, vai termais qualidade de vida, vai poder contribuir com a família, com a continuação da formação dele, que ele seja e faça a diferença”, pontua.
O educador ressalta, ainda, que esta modalidade de educação profissionalizante ajuda a melhorar a qualidade das empresas e, por consequência, toda a sociedade. “Já somos uma cidade empreendedora e esses alunos desenvolvem mais isso dentro dos cursos de SENAI, sem contar a colaboração das empresas da nossa região, que é fundamental”, finaliza.