Situação da construção do shopping em Brusque é uma incógnita
Ibplan não recebeu mais contatos após a entrega do alvará de construção
A construção do shopping em Brusque é uma incógnita. Nesta segunda-feira, 24, faz 13 meses que o alvará para o início da obra foi entregue à empresa Sacs Consult, responsável pelo empreendimento.
Porém, nenhuma grande movimentação é percebida pela população, que constantemente entra em contato com o jornal O Município questionando a situação da obra. A reportagem entrou em contato com a empresa, que pediu para que um novo contato seja feito em 30 dias, sem dar mais nenhuma informação sobre o empreendimento.
No site da Sacs Consult, na área “Novos empreendimentos”, há uma lista com todo o portfólio da empresa, incluindo o Brusque Shopping Center. Conforme consta no site, o empreendimento está “em análise”. O modelo de shopping, a área bruta locável (ABL), as vagas de estacionamento, total de lojas e lojas âncoras estão “em desenvolvimento”.
Segundo o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) de Brusque, desde a entrega do alvará de construção, há mais de um ano, não houve solicitações por parte da empresa no setor, como por exemplo análise de projeto.
O alvará de construção foi entregue à Sacs Consult em um ato realizado na Prefeitura de Brusque em 24 de abril de 2020. Naquela data, o sócio-diretor da companhia, Sérgio Manzalli, disse que a empresa começaria a comercialização das lojas e que haveria um “impulso nas obras”.
Conforme anunciado por Manzalli durante o ato de entrega do alvará, o terreno que fica na avenida Martin Luther, no Centro, seria cercado e tapumes seriam colocados.
O alvará estipula um prazo de três anos para o início da obra, ou seja, a Sacs Consult tem ainda dois anos para começar a construir o shopping.
Construção do shopping é pauta há mais de cinco anos
Em novembro de 2015 a empresa de São Paulo negociou uma permuta com a Comunidade Evangélica Luterana, entidade proprietária do terreno. Foi autorizada construção do empreendimento, mas o que foi acordado é uma espécie de aluguel por tempo determinado.
Em abril de 2016, meses após a negociação, a Sacs Consult adiou construção do Brusque Shopping Center, motivada pela crise financeira e política do país. Um mês depois, Manzalli disse ao O Município que pretendia iniciar as obras em setembro daquele ano, o que não ocorreu por conta dos trâmites burocráticos para obtenção de licenças e alvarás.
Em outubro de 2018, ano que seria o de inauguração do shopping, a Prefeitura de Brusque ainda aguardava documentos para liberar construção. A licença ambiental foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em dezembro daquele ano.
Após o início dos trabalhos em janeiro de 2019, a Justiça suspendeu obra de terraplanagem, atendendo a um pedido liminar urgente do MP-SC.
Em junho daquele ano o órgão pediu a suspensão da obra por mais um ano, para que fosse investigado se existe nascente natural no terreno. No entanto, no mesmo mês juíza suspendeu a liminar e autorizou a retomada das obras.
Com o retorno dos serviços, a previsão era entregar o shopping até o primeiro semestre de 2021. Em março do ano passado empresa disse à reportagem que a equipe estava finalizando a terraplanagem e em seguida seria realizada a fundação do terreno. Os próximos passos seriam as instalações da estrutura do shopping e dos pilares, momento em que os trabalhos seriam visíveis ao público.
A última notícia publicada pela reportagem sobre o assunto foi em abril de 2020, sobre entrega do alvará. Após isso, a reportagem tentou contato com a Sacs Consult em diversas ocasiões para atualizar a situação da obra, mas não teve sucesso.