Conteúdo exclusivo para assinantes

Sob novo comando, parque Zoobotânico de Brusque começa a receber melhorias

Ademir de Souza, o Toto, que assumiu o cargo no início do mês, fala sobre seus planos para o espaço

Sob novo comando, parque Zoobotânico de Brusque começa a receber melhorias

Ademir de Souza, o Toto, que assumiu o cargo no início do mês, fala sobre seus planos para o espaço

O parque Zoobotânico de Brusque está sob nova direção desde a última quinta-feira, 1. Ademir de Souza, o Toto, deixou o posto de superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) e está à frente do Zoo, que já está sendo limpo e recebendo uma nova pintura.

A gente está chegando com muita vontade de trabalhar e encontrou uma equipe muito boa. Fiz uma reunião com eles, e os profissionais também estão com vontade de trabalhar. Acredito que, juntamente com essas pessoas muito bem capacitados, faremos um grande trabalho.”

Toto ainda está tomando conhecimento sobre o estado atual do Zoo, que foi atingido pela ventania e tempestade no mês de janeiro, como já noticiado por O Município. “Estão me passando o que comprar e o que temos que fazer nessa reforma, que é urgente”, afirma.

Sobre as reformas, Toto coloca como prioridade os trabalhos de limpeza e pintura, que já começaram. Segundo ele, o chão e os caminhos do parque têm muito limo, que ele considera “perigoso, se vem uma criança, uma pessoa idosa”.

Ele cita também que alguns recintos dos animais estão quebrados e que já foi realizado um orçamento de novas telas para substituir as atuais que estão danificadas. “Tem muitas árvores que caíram, vamos ter que serrar. É um espaço muito grande. Nossa prioridade é dar uma visibilidade nova pro Zoobotânico”, completa.

De acordo com o diretor, o parque tem uma área de 120 mil m² e uma equipe com 31 funcionários. “Foram dias de bastante trabalho. Acho que em uns quatro ou cinco meses isso aqui já vai estar com uma nova cara.” Porém, Toto prevê que as reformas completas demorem mais para ser finalizadas.

“Temos ideias para movimentar bastante o Zoo, mas temos que fazer os projetos primeiro, avaliar e ver quais serão os recursos necessários”. Toto diz que é preciso organizar o orçamento destinado ao Zoobotânico, para que seja possível investir mais na estrutura do parque e trazer novos animais.

Segundo a bióloga Carla Molleri, o Zoo está em processo de negociação com o zoológico de Pomerode para trazer lhamas, gralhas azuis e tucanos de bico preto, e com o zoológico de Salvador para conseguir tamanduás, pois o do Zoo está sozinho, e é ideal que os animais sejam pareados.

“O local é muito bonito e eu acredito que, se a gente tiver tudo arrumadinho, tanto o povo de Brusque quanto de fora vai frequentar bastante o Zoo.”

Atividades no parque
No dia 31 de março, a partir das 15h, acontecerá a Festa de Páscoa do Zoo. “Vai ter pipoca, pirulito, cachorro-quente, para as crianças e as famílias passarem o domingo aqui com a gente.”

Ele conta que a equipe do parque está pensando em maneiras de atrair a população para o Zoo “Temos a festa de Páscoa, talvez a festa junina, que podemos organizar alguma coisa. E, quem sabe, outras festas durante o ano”, diz o diretor.

Toto estima que, atualmente, o Zoo recebe cerca de 200 visitantes aos finais de semana.

 

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio