Telemedicina: saiba como funcionam na prática as consultas em Brusque

Desde novembro, mais de 250 consultas com médicos especialistas já foram realizadas na rede pública

Telemedicina: saiba como funcionam na prática as consultas em Brusque

Desde novembro, mais de 250 consultas com médicos especialistas já foram realizadas na rede pública

Mais de 250 consultas foram realizadas por meio da telemedicina na rede pública de saúde em Brusque. O serviço funciona desde 17 de novembro de 2023, quando a primeira paciente se consultou remotamente com um médico especialista por meio de uma webcam. A moradora aguardava por uma consulta desde 2021.

Atualmente, há uma sala com a estrutura para esse tipo de consulta no terceiro andar da Policlínica. O local é específico para consultas da rede pública, ou seja, é para quem fez o pedido por um médico especialista via unidade de saúde (UBS), já passou por um clínico-geral e entrou na fila por um agendamento.

Segundo o diretor de processos da Secretaria de Saúde, Marcus Souza, a disponibilização dos médicos ocorre por meio da empresa TopMed, que tem um contrato com a Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (Apis), o consórcio pelo qual é feito o contrato.

“A telemedicina nada mais é do que colocar o médico em contato com o paciente utilizando tecnologias. É um acesso remoto e o paciente tem acesso aos especialistas, que podem estar em qualquer lugar do Brasil”, explica Marcos.

Marcos destaca que há uma demanda de filas represadas de consulta e exames. Um levantamento da gestão aponta que são 44 mil pacientes aguardando. Portanto, a telemedicina propõe diminuir o tempo de espera que, para alguns, leva mais de três anos. Em fevereiro, já são 60 consultas agendadas por meio do sistema.

Pacientes ficam “a sós” com o especialista na sala, onde acontece a consulta | Foto: Luiz Antonello/O Município

Especialidades

Atualmente, o Executivo foca em ofertar consultas de psiquiatria, endocrinologia, dermatologia, otorrinolaringologia e neurologia. “As escolhas da especialidade são estratégicas com relação às nossas demandas e a oferta desses especialistas. Há toda uma negociação”, continua.

Neste sentido, Marcos aponta que, caso o médico entenda como necessário, o retorno é marcado, seja para mostrar exames ou ter outro direcionamento, seja clínico ou cirúrgico. “Há uma programação, tem retornos que retornam por prazo e outros com exames prontos”, diz.

Telemedicina em expansão

O diretor ressalta que, até então, as consultas têm sido bem avaliadas pela maioria dos pacientes.

“Tem resolutividade, é como uma consulta normal, com pedidos de exames e prescrições médicas. Então, visto que o médico atende remotamente, o paciente recebe as prescrições através do prontuário eletrônico que são assinadas digitalmente. O paciente faz o seguimento e retorna, caso for necessário”, detalha.

Assim, ele adianta que mais duas salas de telemedicina estão sendo montadas para ampliar ainda mais a oferta. Elas vão ficar ao lado da sala atual. Após prontas, serão três estruturas disponíveis para as teleconsultas. De acordo com Marcos, a expectativa é começar a usá-las em março, mas isso dependerá da contratação com a empresa responsável.


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