A água de coco vem ganhando espaço no mercado como uma bebida de vasto potencial comercial, pois, além de ser um produto natural, possui baixo teor calórico (cerca de 50 calorias), considerável valor nutricional e apresenta aroma e sabor suaves e agradáveis. Ela é composta por água, açúcares, vitaminas (A, B1, B2, B5, C) e sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio), sendo apresentada com substituta às bebidas utilizadas para reidratação pós-exercícios ou episódios diarreicos. Segundos pesquisas, o consumo de água de coco tem tido resultados satisfatórios em pacientes submetidos a cirurgias digestivas e sessões de quimioterapia, diminuindo o sintoma de boca seca.

Tradicionalmente, a água é comercializada dentro do próprio fruto. Porém devido a problemas relacionados a transporte, armazenamento e perecibilidade, sua industrialização vem crescendo cada vez mais, pois permite o consumo em locais fora das regiões produtoras.

 

ilustração blog agua de coco

Mas com esse processo de industrialização, a maioria das marcas comercializadas não possui a mesma característica da natural, pois é acrescida de açúcar (sacarose ou frutose), água e conservadores, tornando-a um produto não saudável. Em pesquisa feita nos mercados, foi encontrado nas águas de coco o conservante INS 223 (ou metabissulfito de potássio), também encontrado em sucos de caixinhas. Esse conservante possui um alto poder alergênico, perdas de vitamina B1e altera nossa microbiota intestinal (matando bactérias boas), levando a um quadro de desequilíbrio nutricional.  Além disso, pessoas com doenças no fígado e rins devem evitar esse conservante.

Mas não se preocupe, nem tudo está perdido! Algumas marcas preocupadas com a saúde da população comercializam as águas de coco apenas com um único ingrediente: água de coco! Temos como exemplo duas marcas interessantes: Obrigado e Do Bem! Tente sempre investir nesse tipo de produto e nunca se esqueça de ler o rótulo!

 

Ariane Serpa – nutricionista