Terno de Reis leva mensagens de fé a famílias na localidade da Cristalina

Criado em 2016, grupo visita moradores entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro

Terno de Reis leva mensagens de fé a famílias na localidade da Cristalina

Criado em 2016, grupo visita moradores entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro

Com canções de fé e orações, os grupos de Terno de Reis percorrem as ruas levando a mensagem do Natal. Há três anos, essa tradição passou a ser realizada na localidade da Cristalina, no bairro Dom Joaquim, e anualmente visita os moradores da comunidade para anunciar a chegada de Jesus.

Formado por 16 integrantes, o Terno de Reis São Francisco de Assis foi idealizado em 2016 por Elaine Petermann, moradora da comunidade. Os participantes têm entre 12 e 60 anos e também residem na Cristalina.

Para a coordenadora do grupo, idealizar um grupo de Terno de Reis é uma imensa gratidão: “Cantar de porta em porta, anunciando o nascimento de Jesus, traz o espírito do Natal para perto das famílias”.

Veja também:
As prioridades da Prefeitura de Brusque para 2019

Fanfarras escolares são uma tradição em declínio em Brusque

Profissionais da organização ajudam clientes a diminuir a bagunça e manter espaços em ordem

 

Entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro, quando é celebrado o dia de Reis – data em que, tradicionalmente, são removidas as decorações natalinas -, o grupo parte pelas ruas da comunidade, visitando as casas dos moradores e cantando canções sobre o nascimento de Jesus.

“Acredito ser uma alegria e satisfação para quem recebe e ainda mais gratificante para quem oferece. É um momento de desejar um ano abençoado para aquela família, um novo alento”, diz Elaine.

A visitas acontecem à noite, entre a meia-noite e as 3h da madrugada. O percurso é eleito previamente e o grupo visita três casas por noite, permanecendo, em média, 30 minutos a uma hora com cada família. Munidos de instrumentos como sanfonas, violões, flautas, chocalhos, tambores, pandeiros e apitos, os integrantes do Terno de Reis adentram as residências com músicas sobre a história de Jesus e orações.

Evandro Vogel, membro do Terno de Reis, afirma que a acolhida das famílias e a emoção são muito gratificantes. “Uns são conhecedores da tradição e outros não, mas no final ficam sempre com o mesmo sorriso estampado no rosto. Não bastasse isso, nosso ano começa regado por muita fé e oração”.

Veja também:
Acidente mata motociclista na BR-101, em Porto Belo

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Cinto de segurança: uma fábrica de multas movida à imprudência em Blumenau

Depois de entoar canções e rezar com a família, pedindo fé, saúde, paz e amor para o ano que se inicia, o grupo faz também um registro da visita, com uma foto com os moradores da casa. Como agradecimento, é comum que as famílias visitadas ofereçam água, suco e algo para o grupo comer.

“Agradeço de coração à todas as famílias que nos receberam em suas casas, tudo isso é muito gratificante para a minha vida e um orgulho de estar nesse grupo levando uma mensagem tão linda”, pontua Beatris Petermann, integrante do grupo.

Uma das pessoas que abriu as portas de casa para o Terno de Reis foi Marilete Zancanaro. “É um grupo com vários talentos, mas todos têm em comum o dom da fé. O meu muito obrigada por fazerem desta data um momento de emoção e alegria”, afirma.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo