Torcedor apaixonado pelo Brusque pinta o próprio carro com as cores do time; conheça o fusca do Bruscão

José Ricardo Machado é morador do Limeira Baixa e, por onde passa, chama atenção com seu fusca

Torcedor apaixonado pelo Brusque pinta o próprio carro com as cores do time; conheça o fusca do Bruscão

José Ricardo Machado é morador do Limeira Baixa e, por onde passa, chama atenção com seu fusca

Provavelmente quem frequenta os jogos do Brusque já deve ter visto no entorno do estádio um fusca colorido que leva as cores do quadricolor. O veículo pertence a José Ricardo Machado, brusquense de 37 anos. O torcedor contou ao jornal O Município de onde veio a ideia de criar o “fusca do Bruscão”.

José mora no bairro Limeira Baixa com a esposa e o filho de 6 anos. Ele conta que é apaixonado pelo Brusque e, que sempre que é possível, está presente no estádio Augusto Bauer para acompanhar os jogos do time. Sobre o carro em si, José menciona que tem uma forte ligação com o modelo. “Foi meu primeiro carro. Quando eu tinha 18 anos tive um fusca 81”, diz.

“Minha mãe também tinha um fusca, era de 77, então a família sempre gostou do carro”, menciona. Há cerca de quatro anos, ele decidiu comprar novamente um fusca. Este viria a se tornar o fusca do Bruscão.

Processo de customização

Alguns dias antes da final do Campeonato Catarinense de 2022, contra o Camboriú, da qual o Brusque se tornou bicampeão da competição, José recebeu a foto de um adesivo que mostrava um fusca com as cores do Brusque e alguns marrecos dentro.

Reprodução

No dia da partida, às 10h, o torcedor decidiu que faria a releitura. “Daí eu disse, vamos fazer. Eu peguei a ideia. Fui lá, comprei um monte de lata de spray, isolei ele todo e pintei”. O fusca de José já tinha a cor amarela, então o processo para deixar com as cores do adesivo foi mais fácil.

O fusca foi customizado no galpão da empresa de recapagem de pneus da qual José trabalha. “Fiz tudo naquele dia”. O jogo aconteceria às 16h. Perto das 12h, o fusca estava pintado. “Só passei em casa para tomar um banho e ir para o jogo. Começamos os trabalhos às 10h para estar lá na frente do estádio às 14h”, disse.

O torcedor conta que a personalização foi feita por ele mesmo. “Um cara disse que ia me ajudar, né? Depois, no final, ele ficou só no celular e eu que fiz sozinho praticamente”, diz. Porém, a mãe de José ajudou no final da customização fazendo o estofamento dos bancos com o escudo do time.

Como a pintura do carro foi decidida já em cima da hora, a esposa de José só foi descobrir que o carro havia sido pintado depois de pronto.

Para fazer as manutenções da parte estética do fusca do Bruscão, o torcedor conta com ajuda de patrocinadores, que se tratam de amigos de José e ajudam a custear a compra das tintas.

Identificação com o clube 

“Eu acredito que ele seja único. O fusca do Brusque é o carro personalizado do Brusque”, afirma. O torcedor conta que frequentemente as pessoas perguntam se ele trabalha no clube. “Mas não, é amor pelo time mesmo. Aí resolvi fazer no meu carro particular”, ressalta.

Ao chegar no jogo da final, José conta que os outros torcedores ficaram “loucos” ao verem o carro. ”A galera pirava. Todo mundo ficou de cara. Foi uma loucura”.

“Eles acham que o cara é um torcedor louco, né? Mas daí como era um jogo histórico, eu disse, nós vamos pintar ele com as cores do Bruscão”. José costuma buscar o filho na escola e também diz que as outras crianças adoram o veículo.

Aproximação e divulgação

O torcedor não possui proximidade com os atletas da equipe, mas menciona que gostaria que houvesse um contato maior entre ele e o clube, visto que a própria torcida comprou a ideia do fusca do Bruscão.

Outro ponto que agrada José é a divulgação do carro de uma forma mais descontraída, como um tipo de mascote da equipe, apreciado também por torcedores de times rivais.

“No dia do jogo contra o Manaus, eu deixei ele na frente do estádio quando ainda era cedo. O pessoal do Manaus, o time deles, a diretoria, vieram tirar foto comigo. Então, o fusca do Brusque chegou a Manaus, entende? Teve bastante gente de lá que estava aqui, tirou foto com o fusca. E eu achei bem legal, com certeza muitas pessoas viram lá da cidade deles”, pontua.

Uma página no Instagram foi criada com o intuito de divulgar a imagem do carro e também como forma de contato para eventuais parcerias. O perfil leva o nome de @fuscadobrusqueoficial.

Novos objetivos

Entre os novos objetivos de José está uma reforma completa do carro, porém mantendo o design atual da customização com as cores do quadricolor. “O mesmo design atual. Fazer ele da mesma forma, mas uma pintura 100%. Deixar impecável”.

Outro desejo do torcedor é o de fazer uma viagem mais longa com o fusca do Bruscão. Agora com o acesso da equipe à Série B, José terá mais opções para escolher.

Por fim, o brusquense menciona que gostaria também de que o empresário Luciano Hang desse uma “voltinha” no carro do Brusque.

José Machado, dono do fusca do Bruscão. Vitor Souza/O Município

Assista agora mesmo!

Nova geração de bergamascos é esperança para manter dialeto vivo em Botuverá:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo